Anater: Assistência técnica e extensão rural podem ampliar atuação em 2019

Valmisoney Moreira Jardim 2 presidente anater 21 12
Valmisoney Moreira Jardim: Anater está preparada para atender médios produtores – Divulgação

A assistência técnica e a extensão rural devem ganhar, a partir de 2019, dimensão ainda maior. Em recente evento promovido pela Aprosoja Brasil, em Brasília, a futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que é preciso aproximar a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) da pasta. O aceno da ministra aponta para um cenário promissor, avalia o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, acrescentando que o órgão pode, inclusive, estender sua atuação aos médios produtores rurais.

Nos últimos anos, segundo Valmisoney, a Anater focou sua atuação na agricultura familiar porque seu contrato de gestão primeiro foi com extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário e depois com a Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Porém, diz, é possível ampliar sua atuação numa eventual revisão de contrato com o Ministério da Agricultura, que será também o responsável pela agricultura familiar, além da agricultura empresarial, a partir de 2019.

Valmisoney ressalta que a assistência técnica e a extensão rural podem contribuir para fortalecer ainda mais as médias propriedades rurais. “A assistência técnica e a extensão rural são importantes, inclusive, para apoiar os produtores sobre o momento adequado da tomada de decisão, o que pode elevar a renda deles em até quatro vezes”, diz o presidente da Anater.

Tecnologia

“O Brasil, conforme a Embrapa, tem potencial para dobrar sua produção só com o uso de tecnologia e sem desmatar”, observa Valmisoney. Isso, enfatiza, reforça o papel que a assistência técnica e extensão rural podem desempenhar no apoio aos médios produtores, além continuar desenvolvendo projetos voltados à agricultura familiar.

De acordo com Valmisoney, a Anater está preparada para novos desafios, como, por exemplo, o de ampliar sua atuação. Hoje, informa o presidente, a agência atua em 20 estados e no DF e tem 1.500 técnicos trabalhando por meio de contratos de prestação de serviços.

“Em 2018, superamos as metas previstas no contrato de gestão”, destaca Valmisoney. Neste ano, a Anater formou quase 5 mil extensionistas em curso de 40 horas. Nessas capacitações, eles conhecem o método de atuação da agência, cuja prioridade é a família. A partir do núcleo familiar, a Anater busca impulsionar o desenvolvimento rural local e regional.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta