Auditor do TCU deve comandar Secretaria de Inovação do Mapa

O auditor do TCU Fernando Camargo deve ser o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ministra Tereza Cristina só aguarda a liberação de Fernando Camargo pelo Tribunal de Contas da União para anunciá-lo como titular da nova secretaria do Mapa.
Nessa quarta-feira (2), logo após a solenidade de posse dos novos secretários do Mapa, Tereza Cristina disse que não anunciaria o nome do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação porque precisava esperar que ele fosse liberado pelo órgão em que trabalha.
“Nós estamos esperando o conselho do órgão se reunir” para liberá-lo, explicou a ministra, acrescentando que o anúncio oficial pode ocorrer ainda nesta semana.
Entretanto, fontes do AGROemDIA informaram que Fernando Camargo é o nome indicado por Tereza Cristina para comandar a nova secretaria. O auditor do TCU é formado em direito e administração pública e especialista em gestão estratégica e finanças.
A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação terá como atribuição “articular, facilitar, promover e alinhar a inovação voltada para o desenvolvimento rural, por meio da Embrapa, das empresas de pesquisa agropecuária estaduais, instituições federais de ensino e de apoio financeiro à pesquisa”.
Também caberá à secretaria coordenar programas nacionais de irrigação e das questões relativas à produção sustentável, como a agricultura de baixo carbono.