Bolsonaro sanciona lei que cria Política Nacional da Erva-mate

erva mate prefeitura horizontina
Cultura de erva-mate ganha política pública para se desenvolver ainda mais – Pref. Horizontina

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que cria a Política Nacional da Erva-mate. A Lei n° 13.791, de autoria do deputado Afonso Hamm (PP-RS), objetiva apoiar a produção sustentável, elevar o padrão de qualidade e incentivar o comércio do produto.

O ato de sanção da lei foi publicado no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (4).

A lei prevê medidas como a oferta de linhas de crédito e o financiamento em condições favoráveis para a produção, industrialização e comercialização de erva-mate.

hamm erva mate
Deputado Hamm, autor da lei de incentivo à cadeia da erva-mate – Divulgação 

O texto prevê ainda assistência técnica e extensão rural de qualidade, especialmente aos agricultores familiares e aos pequenos e médios produtores, além de estímulos e investimentos em inovação tecnológica da produção e da industrialização, com foco no aumento da produtividade e da qualidade e na ampliação do mercado consumidor.

A erva-mate é o principal produto florestal não madeireiro da Região Sul e gera renda para 180 mil produtores familiares, numa cadeia produtiva que responde por 700 mil postos de trabalho e tem cerca de 700 empresas beneficiadoras.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta