Exportação de bovinos vivos quase dobra em 2018 frente a 2017

O volume de animais vivos exportados pelo Brasil em 2018 praticamente dobrou em relação ao ano anterior. Segundo dados da Secex, em 2017, o país embarcou pouco mais de 407 mil cabeças, saltando para 790 mil cabeças em 2018.
Os maiores destinos dos animais brasileiros foram Turquia, Egito e Líbano, países que, geralmente, preferem realizar o abate do gado conforme suas próprias normas.
As exportações brasileiras de animais em pé, além de ocorrerem para fornecer boi para abates específicos, são voltadas também para atender demandantes à procura de gado com boa genética para reprodução, como é o caso do Paraguai.
Além dos esforços do setor privado, representado por entidades como a Abeg (Associação Brasileira dos Exportadores de Gado) e Abreav (Associação Brasileira de Exportadores de Animais Vivos), esse desempenho é resultado das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tanto em relação ao cumprimento das normas de bem-estar animal quanto aos aspectos de sanidade.
Em relação à arroba, de acordo com pesquisas do Cepea, o Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa registra média de R$ 152,18 nesta parcial de janeiro (até o dia 30), 1,3% acima da de dezembro/18 e 3,8% maior que a de janeiro/18.
Da redação, com Cepea