Faltam 180 dias para Sertãozinho receber o Congresso da Aviação Agrícola

aviao agricola 31 1 19
Expectativa é que o evento aeroagrícola tenha recordes na edição deste ano – Sindag/Divulgação

Esta quinta-feira (31) marca a contagem regressiva de 180 dias para a cidade de Sertãozinho (SP) receber o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, um dos maiores eventos do mundo no setor. A expectativa é que a edição 2019 registre novos recordes. O encontro aeroagrícola, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), ocorrerá de 30 de julho a 1º de agosto, no pavilhão do Centro de Eventos Zanini (Marginal João Olézio Marques, 3.563).

A programação já tem definida a realização de demonstrações de operações agrícolas com aviões e drones e 53 empresas já confirmaram presença na mostra de tecnologias e equipamentos do Congresso. A expectativa é de o número de expositores chegue perto de 100.

“Mais de 60% dos espaços da mostra já foram reservados por fabricantes de aviões (dos Estados Unidos e Brasil), empresas de drones de pulverização e monitoramento, desenvolvedores de tecnologias embarcadas, empresas de manutenção e componentes, sem falar em instituições e prestadores de serviços de seguros, documentação, segurança operacional, gestão e outros”, diz o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle.

“Além de ser a maior vitrine da segunda maior e uma das melhores aviações agrícolas do mundo (o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos), o congresso é momento no qual anualmente os empresários, pilotos, pesquisadores, autoridades e todos os envolvidos avaliam e traçam estratégias para o setor”, completa o diretor do Sindag.

Colle lembra que, nas próximas semanas, o sindicato aeroagrícola deve definir a programação de palestras e debates técnicos, além de discussões sobre cenários e perspectivas do setor aeroagrícola e do agronegócio. “Aspectos que serão especialmente importantes este ano, já que o Congresso vai ocorrer no rastro do balanço do primeiro semestre das políticas de governo federal e dos estados.”

Frota brasileira

Segundo o último levantamento no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgado pelo Sindag no início de 2018, o Brasil tem mais de 2.115 aeronaves agrícolas. O número é superado apenas pelos Estados Unidos, que tem em torno de 3,6 mil aeronaves atuando em lavouras. No ranking dos estados, São Paulo aparece em terceiro no número de aeronaves agrícolas (312) e em segundo no número de empresas prestadoras de serviço (38), além de contar com 43 operadores privados – produtores rurais ou cooperativas que têm seus próprios aviões para o trato de lavouras.

A maior frota aeroagrícola do país está em Mato Grosso, com 464 aviões operados por 25 empresas e 199 operadores privados. O Rio grande do Sul aparece em segundo no número de aviões (427) e em primeiro em empresas (77), além de ter 48 operadores privados.

Além do trato de lavouras, a aviação agrícola é usada na semeadura (inclusive em reflorestamento em locais de difícil acesso), na aplicação de fertilizantes, no trato de floresta e no combate a incêndios florestais. Em outros países, como Estados Unidos, México e parte da Europa, aviões e helicópteros agrícolas atuam também no combate a mosquitos.

Essa será a terceira vez em quase 10 anos que o congresso aeroagrícola ocorre em terras paulistas. Em 2010 o evento teve uma edição em Ribeirão Preto e em 2016 ocorreu em Botucatu. A edição do ano passado (maior até agora) foi em Maringá, no Paraná, com 2,1 mil visitantes, 89 expositores (de 20 Estados e oito países) e 35 palestras e debates técnicos.

Do Sindag

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: