Simpósio em Teresina debaterá desaparecimento das abelhas

a abelhas pixabai
Domínio público/Pixabay

A perda das abelhas no Brasil é o tema de simpósio que será realizado desta segunda (16) até quarta-feira (18), em Teresina. Primeiro do gênero no país, o evento reunirá cientistas brasileiros, norte-americanos, franceses e australianos.

A abertura será às 8h30h desta segunda, no auditório do Bristol Gran Hotel Arrey, no bairro São Cristovão. O simpósio é uma realização da Embrapa Meio-Norte, Sebrae e Ministério do Meio Ambiente, com o apoio do governo do Piauí e do Banco do Brasil.

A programação (https://www.embrapa.br/meio-norte/simposio-perda-abelhas) prevê 22 palestras durante os três dias de simpósio. A primeira, abrindo o evento, será feita pela bióloga Ceres Belchior, analista do Ministério do Meio Ambiente. O tema é Projeto Polinizadores do Brasil: apresentação dos resultados.

Ao longo da segunda estão previstas ainda mais sete palestras de pesquisadores do Brasil e da França, com temas que vão dos impactos ambiental, social e econômico aos efeitos das culturas transgênicas para abelhas.

Fundamentais à manutenção da biodiversidade ambiental e à produção de alimentos, pois exercem função de agentes polinizadores de plantas nativas ou cultivadas, as abelhas estão desaparecendo num ritmo acelerado.

O pesquisador Bruno Souza lembra que o desaparecimento das abelhas vem preocupando especialistas, organizações governamentais e não governamentais em todo o mundo.

Segundo ele, problemas como a perda de enxames têm sido relatados por produtores de mel em todo o país. As causas mais citadas são ataque de inimigos naturais; uso indiscriminado de agrotóxicos; mudanças climáticas; desmatamento e fragmentação das matas e florestas.

Da redação, com Fernando Sinimbu (Embrapa)

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: