Tecnologias de irrigação serão destaque na AgroBrasília 2019

irrigacao 18 2 19 elio rizzo
Irrigação impulsiona a agricultura do DF e da Região do Entorno – Elio Rizzo/AGROemDIA

As últimas novidades tecnológicas do setor de irrigação agrícola, como os sistemas que permitem o uso eficiente de água e energia, serão apresentadas durante a AgroBrasília 2019, maior exposição do agronegócio do Planalto Central e uma das maiores do Brasil. Grandes empresas da área de irrigação já confirmaram participação na feira, que ocorrerá 14 a 18 de maio de 2019, no Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5.

Durante os cinco dias da AgroBraília – também chamada de Feira Internacional dos Cerrados –, os produtores do DF, da Região do Entorno e de demais municípios do Planalto Central conhecerão tecnologias de irrigação como a aspersão, a microaspersão e o gotejamento.

O destaque que a AgroBrasília dará à irrigação decorre da importância do setor para a agricultura da região e do país. O Brasil está entre os 10 países com maior área de irrigação do mundo. Hoje, 6,95 milhões de hectares são destinados à atividade, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA).

Quatro estados concentram quase 80% da área ocupada por pivôs centrais no país: Minas Gerais, Bahia e São Paulo e Goiás. No município de Cristalina, no sudeste goiano, cerca de 63 mil hectares são irrigados com equipamentos, como pivô central, gotejamento e microaspersão.

Já na região noroeste de Minas Gerais, os municípios de Unaí, Paracatu, Guarda-Mor e Bonfinópolis somam, 100 mil hectares irrigados.

Entre as 56 culturas irrigadas, alho, batata, cebola e tomate bateram recorde de produtividade em 2018, assim como o trigo, com 145 sacas por hectare.

A irrigação tem crescido nas últimas décadas, embora ainda seja pequena frente ao potencial estimado do país, já que são necessários avanços para melhor caracterização e monitoramento. No DF e entorno, a atividade é considerada para o aumento da produtividade.

Segundo o secretário-executivo da Associação dos Irrigantes do Estado de Goiás (Irrigo), Bruno Vicente Marques, a irrigação na região é fator determinante para o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

“Temos na região um período climático definido, com estações chuvosas e secas, e exploramos diversas atividades que dependem exclusivamente da irrigação, como alho, batata, feijão, cebola, tomate, milho e soja. Com isso, a gente consegue viabilizar uma safra mais precisa”, ressalta Marques.

A prática da irrigação nesta área, acrescenta o dirigente da Irrigo, traz segurança para o produtor rural, principalmente nos períodos de veranicos, quando já há um déficit hídrico natural. “Dessa forma, garantimos que as lavouras e as produções tragam resultados mais esperados.”

Marques vê a AgroBrasília como um importante espaço para divulgação e troca de conhecimento sobre a irrigação agrícola. “Nós, do setor de irrigação, sempre fazemos questão de participar da AgroBrasília. É uma das formas de ficar mais próximo dos agricultores e das pessoas que estão trabalhando e pensando as tecnologias. É onde se faz o network e os primeiros contatos. Para a nossa área, talvez seja o evento mais importante do ano.”

SERVIÇO:

AgroBrasília

Quando: 14 a 18 de maio de 2019

Onde:  Parque Ivaldo Cenci, PAD-DF, BR-251, Km 5, Brasília-DF

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: