ABRALEITE intensifica ações para regulamentar e certificar o leite A2

geraldo borges abraleite 2 a 3 19 elio rizzo
Geraldo Borges, presidente da ABRALEITE: Leite A2 representa um nicho promissor de mercado para ajudar o setor brasileiro de lácteos a superar as dificuldades – Elio Rizzo/AGROemDIA

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite (ABRALEITE) intensificará as negociações com os órgãos federais para regulamentar a rotulagem do leite A2 – indicado para quem tem alergia às proteínas beta-caseína A1 do produto. Para tanto, criou recentemente a Comissão do Leite A2 da ABRALEITE, com o propósito de reforçar o trabalho que vem sendo realizado pela ABRALEITE desde 2017 junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O leite A2 representa um nicho de mercado promissor, com potencial para contribuir para superar parte das dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos anos, em razão da queda de preços e dos altos custos de produção, diz o presidente da ABRALEITE, Geraldo Borges. Esse tipo de leite é extraído de vacas que não produzem proteínas beta-caseína A1, causadoras da maioria das alergias relacionadas ao produto.

Segundo Geraldo Borges, a comissão é formada por 26 membros da diretoria e dos conselhos da ABRALEITE. O coordenador do grupo é Roberto Jank Jr., a primeira secretária é Flávia Fontes e o segundo secretário, Marcos Corteletti. Algumas instituições de pesquisa e ensino, como a Embrapa Gado de Leite, o IZ, o Nital e a USP, foram convidadas para integrar a comissão.

SELO

A comissão foi encarregada de elaborar a pauta que será encaminhada ao Ministério da Agricultura e outros órgãos visando regulamentar e certificar o leite A2. O grupo também apresentará algumas das ações já desenvolvidas, como a criação do Selo Vacas A2A2.

O selo foi criado pelo Movimento #BEBAMAISLEITE, juntamente com o Genesis Group, empresa certificadora reconhecida nacional e internacionalmente. A marca de lácteos Letti A2, da Fazenda Agrindus, de propriedade de Roberto Jank Jr., um dos vice-presidentes da ABRALEITE, foi a primeira a ser certificada com o Selo #BEBAMAISLEITE, que passará a ser usado em sua rotulagem.

A Comissão do Leite A2 da ABRALEITE também produzirá conteúdos informativos, encontros e palestras para dar esclarecimentos sobre o tema. O primeiro evento foi realizado, em agosto de 2017, em Novo Horizonte (SP).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “ABRALEITE intensifica ações para regulamentar e certificar o leite A2

  • 30 de março de 2019 em 22:14
    Permalink

    Deve ser o desespero porque o leite de vaca está em queda, claro, ninguém quer tomar um leite que causa espinhas pelo corpo e pelo rosto, ou seja, mais uma vez esta provado que essa história que os seres humanos precisam de leite de vaca para os ossos não passa de um MITO!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: