Federarroz: Produtor deve colaborar com Conab no levantamento de estoques

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) informa, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira (5), que está apoiando a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no levantamento de estoques privados de arroz de 2019, que será realizado em todo o país de 11 a 22 de março. O trabalho visa a estabelecer o balanço de oferta e demanda, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas ao setor e ao abastecimento da sociedade.
De acordo com a Federarroz, é importante que a Conab obtenha números fiéis sobre os estoques. Isso possibilitará traçar diretrizes para o setor, além de permitir ao produtor fazer seu planejamento de forma adequada. “É de nossa responsabilidade, produtores e indústrias, termos um número mais correto possível para que possamos melhor administrar a colheita e fazer planejamento”, diz o presidente da entidade, Henrique Dornelles.
Conforme o dirigente, o produtor deve dizer aos técnicos da Conab qual o número de sacos de arroz armazenados em sua unidade. Dornelles lembra que não valem os estoques depositados em terceiros. Neste caso, o produtor indicará em qual local o produto está depositado para que a Conab abata do montante informado pela indústria.
“Se quiser declarar quantidade de produto depositado em alguma indústria, o produtor deve fazer, mas precisará preencher o campo de observação informando a indicação do local depositado, com nome, CNPJ e município, para que a Conab consiga apurar os dados. É importante para não haver duplicidade de informação”, assinala Dornelles.
O presidente da Federarroz salienta que é importante a colaboração de cada arrozeiro, entregando os números e conversando com os demais orizicultores para que façam o mesmo. “Não responder este questionário é prejudicial ao setor, porque estaremos navegando sem visualizar o rumo e precisamos de números consistentes.”
Para facilitar e agilizar o processo de informações de estoques, a Conab disponibilizará os dados no Sistema de Pesquisa de Estoques Privados (Sipesp). O sistema permite acesso aos dados cadastrados, histórico de levantamentos anteriores, quantidade de arroz (em casca e beneficiado) estocado em cada uma das unidades armazenadoras, com data de referência de 28 de fevereiro de 2019.
Os agentes armazenadores cadastrados no sistema, receberão uma mensagem com o link de acesso ao Sipesp (https://sipesp.conab.gov.br) e o código de autenticação, com a senha. A Conab continuará disponibilizando também as opções de resposta pelo e-mail estoque-privado@conab.gov.br ou por via postal. Para tanto, o responsável deverá preencher os boletins com os dados solicitados e devolvê-los à Conab pela via escolhida.