Alceu Moreira pedirá urgência para votação do projeto do plano plurianual rural

alceu_moreira_20_3_19
Alceu Moreira acha importante  votar logo o projeto – Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

O projeto de lei que prevê a criação de plano plurianual para o setor produtivo rural está pronto para ser votado pelo plenário da Câmara dos Deputados. O autor da proposta, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), também presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deve pedir urgência para votá-la o mais rápido possível.  

Apresentado em 2011, o texto foi aprimorado pelo Senado. Nesta quarta-feira (20), as alterações foram aprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, dando sequência para apreciação em plenário. Em caso de nova aprovação, ele segue direto para sanção.

De acordo com a proposta, o plano que o governo lança todos os anos com ações de política agrícola destinadas à agricultura empresarial e familiar poderá passar a ser plurianual, com períodos acima de dois anos.

Segundo Alceu Moreira, o planejamento contribui para o uso eficiente dos recursos públicos e para a tomada de decisão mais acertada por parte dos agricultores sobre a cesta de produtos a ser produzida e da correspondente combinação de fatores de produção.

O projeto prevê que as ações de política agrícola deverão ser aplicadas em todo o país e incluir medidas sobre crédito rural, comercialização, seguro rural, zoneamento agrícola, defesa sanitária animal e vegetal, cooperativas, agroindústrias, assistência técnica, e pesquisa agropecuária.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: