Uberlândia sedia em abril encontro de gestão do café

ENCOFFEE (2) 21 3 19

Cerca de 300 produtores de café de todo o país participarão, nos dias 2 e 3 de abril, em Uberlândia (MG), do Encontro de Gestão de Cafeicultores (Encoffee). O evento servirá para debater temas como a situação do setor cafeeiro, inovação, novos conceitos e ferramentas de gestão e análise de práticas e soluções que impactam positivamente a atividade. O encontro também inclui a cidade entre dos polos de discussão do café brasileiro.

O evento contará com a participação de renomados profissionais do setor cafeeiro e palestrantes. Entre eles, o jornalista William Waack; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino; o diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornacchioni; o CEO da MPrado Consultoria Empresarial Marcelo Prado; o professor da Universidade do Café Samuel Giordano; o empresário da Fazenda Marimbondo José Maria de Oliveira; o colunista do Valor Econômico e comentarista de Vinhos da Rádio CBN Jorge Lucki; a diretora da MPrado Luciana Martins; e o CEO Washington Rodrigues, da Ipanema Agrícola.

Além das palestras e debates, o Encoffee apresentará painéis que abordarão o mercado internacional, a verticalização como caminho para aceleração do crescimento, a sucessão familiar como pilar de garantia da perpetuidade, tecnologias digitais e finanças e gestão de risco no café. Haverá espaço também para troca de ideias e networking.

Emprego e renda

O Brasil é o principal player do mercado internacional do café. O setor gera uma receita de U$ 5 bilhões ao ano e 3 milhões de empregos. Em 2018, a produção brasileira de café alcançou 61,65 milhões de sacas e as exportações totalizaram 31,52 milhões de sacas, com crescimento de 15% no período.

Com esse desempenho, o país segue na liderança da produção global da commodity. O Brasil também é segundo maior consumidor de café, atrás apenas dos EUA. A projeção atual é que o consumo mundial cresça 30% nos próximos anos.

“Para o Brasil se manter na posição de líder desse ranking, todo o setor produtivo deve estar alinhado e preparado para promover uma evolução sustentável, elevando a produtividade por área, sem impactar na qualidade dos grãos especiais, conseguindo meios de se tornar cada vez mais competitivo”, diz o diretor do Grupo Conecta, Danilo Bonfim.

“Por isso, é fundamental que os produtores de café reservem tempo e direcionem esforços no sentido de promover o seu próprio negócio e de buscar conhecimento para que seu empreendimento seja cada vez mais produtivo e rentável e acompanhe as transformações e novidades que não param de chegar”, destaca Bonfim.

Realizado pelo Grupo Conecta, o encontro tem parceria com a Abag, Sociedade Rural Brasileira (SRB), Cooxupé, Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG), Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), Casul e Conselho Nacional do Café (CNC).

O Encoffe é voltado para todo o trade da cafeicultura. Os interessados em participar podem ligar no telefone (34) 3227-4286 e confirmar a presença ou se inscrever por meio do site www.gpoconecta.com.br, onde constam a programação e informações gerais do evento.

SERVIÇO:

Encoffee – Encontro de Gestão de Cafeicultores

Data: 2 e 3 de abril de 2019

Horário: das 8h às 18h

Local: Center Convention – Uberlândia (MG)

Informações: (34) 3227-4286 / (34) 9.9947-0005

Inscrições: www.gpconecta.com.br

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: