Agricultura familiar produz 80% da comida do mundo, diz FAO

a agricultura familiar 05 01 18
Foto: Carlos Alberto/ Imprensa MG

Os agricultores familiares são responsáveis pela produção de mais de 80% de toda a comida do planeta. Mais de 90% das 570 milhões de propriedades agrícolas no mundo são administradas por um indivíduo ou por uma família e dependem principalmente da mão de obra familiar.

Os números são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ainda de acordo com a agência da ONU, os pescadores artesanais representam 90% da força de trabalho empregada pelo setor pesqueiro.

Segundo a FAO, os pequenos produtores são fundamentais para garantir a alimentação global. Contudo, assinala, contraditoriamente eles também estão entre os grupos mais vulneráveis à pobreza e à fome no meio rural.

A FAO divulgou os dados ao destacar resoluções da Assembleia Geral da ONU, adotadas em 2017, para promover a segurança alimentar. Entre elas, o estabelecimento da Década Internacional da Agricultura Familiar, que será observada de 2019 até 2028.

Comunidades indígenas e pesqueiras

A ONU prevê que os países consigam dobrar, até 2030, a produtividade agrícola e os salários da agricultura familiar, em particular das mulheres. Para a agência da ONU, comunidades indígenas, pastoris e pesqueiras também devem ser incluídas nesses esforços.

Outra decisão celebrada pela FAO foi a determinação de que 5 de junho seja o Dia Internacional contra a Pesca ilegal, não declarada e não regulamentada. A data servirá para buscar apoio contra a superexploração da vida marinha.

A agência das Nações Unidas elogiou ainda a resolução sobre o uso de recursos pesqueiros — a entidade declarou 2022 como Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais. Na avaliação da FAO, a iniciativa chamará atenção para os desafios enfrentados pelos pescadores de pequena escala.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: