Agricultura familiar produz 80% da comida do mundo, diz FAO

Os agricultores familiares são responsáveis pela produção de mais de 80% de toda a comida do planeta. Mais de 90% das 570 milhões de propriedades agrícolas no mundo são administradas por um indivíduo ou por uma família e dependem principalmente da mão de obra familiar.
Os números são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Ainda de acordo com a agência da ONU, os pescadores artesanais representam 90% da força de trabalho empregada pelo setor pesqueiro.
Segundo a FAO, os pequenos produtores são fundamentais para garantir a alimentação global. Contudo, assinala, contraditoriamente eles também estão entre os grupos mais vulneráveis à pobreza e à fome no meio rural.
A FAO divulgou os dados ao destacar resoluções da Assembleia Geral da ONU, adotadas em 2017, para promover a segurança alimentar. Entre elas, o estabelecimento da Década Internacional da Agricultura Familiar, que será observada de 2019 até 2028.
Comunidades indígenas e pesqueiras
A ONU prevê que os países consigam dobrar, até 2030, a produtividade agrícola e os salários da agricultura familiar, em particular das mulheres. Para a agência da ONU, comunidades indígenas, pastoris e pesqueiras também devem ser incluídas nesses esforços.
Outra decisão celebrada pela FAO foi a determinação de que 5 de junho seja o Dia Internacional contra a Pesca ilegal, não declarada e não regulamentada. A data servirá para buscar apoio contra a superexploração da vida marinha.
A agência das Nações Unidas elogiou ainda a resolução sobre o uso de recursos pesqueiros — a entidade declarou 2022 como Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais. Na avaliação da FAO, a iniciativa chamará atenção para os desafios enfrentados pelos pescadores de pequena escala.