Brasil venderá bovinos vivos para o Cazaquistão

bovinos brasil kekie barcellos embrapa 22 3 19
Gado brasileiro conquista mais uma mercado – Kéke Barcellos/Embrapa

O Brasil abriu mais um mercado para as exportações de bovinos vivos. Desta vez, foi o Cazaquistão, país da Eurásia que projeta importar cerca de 1 milhão de cabeças nos próximos 10 anos, ou seja, 100 mil/ano, segundo fontes do setor privado. Os exportadores brasileiros de gado vivo esperam conquistar uma fatia das importações cazaquistanês.

Certificado sanitário autorizando as exportações brasileiras de bovinos vivos foi assinado na tarde desta sexta-feira (22), em Brasília, entre o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Legal, e a vice-ministra de Agricultura do Cazaquistão, Guimira Isayeva.

brasil cazaquistao
Gulmira Isayeva e o Guilherme Leal destacam importância do acordo – Mapa/Divulgação

“Esse acordo representa mais uma abertura de mercado para a exportação de gado brasileiro. É um reconhecimento do alto padrão genético do Brasil”, assinalou Leal. Uma fonte do setor produtivo acrescentou que a assinatura do acordo é uma vitória da ministra Tereza Cristina (Agricultura). As negociações entre os dois países começaram ano passado, conforme a mesma fonte.

“Para o nosso país é muito importante desenvolver a cooperação com o Brasil na área agropecuária. A assinatura abre caminho para cooperação no comércio entre os países”, disse Gulmira Isayeva.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: