Marcelo Brum quer reforçar educação no campo para evitar êxodo rural

marcelo brum deputado 29 3 19
Deputado Marcelo Brum: Êxodo rural é preocupante – Câmara dos Deputados/Divulgação

O êxodo de jovens da zona rural em direção aos centros urbanos é cada vez mais preocupante, alertou o deputado federal Marcelo Brum (PSL/RS), esta semana, durante sessão da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. O parlamentar gaúcho anunciou a apresentação de requerimento para que a comissão discuta o assunto, a fim de propor políticas públicos de incentivo à permanência dos filhos de agricultores no campo.

“Os jovens estão desistindo dos cursos de agronomia devido à situação do agro. Eles estão buscando outros caminhos, querem ser médicos, advogados. Vejo com grande preocupação o futuro da família agricultora. Então, esta comissão precisa discutir a educação no campo [para propor soluções]”, disse Marcelo Brum.

O deputado assinalou que o êxodo de jovens da zona rural ameaça atividade agrícola. A esperança de muitos produtores, observou Marcelo Brum, era que os filhos buscassem uma formação na área de ciências agrárias para ajudá-los na gestão das propriedades.

No entanto, acrescentou o deputado gaúcho, isso é cada vez mais raro e muitos agricultores não têm apoio dos filhos nem condições de contratar profissionais de áreas agrícolas quando precisam de orientação algum serviço. “No atual cenário, é desanimador continuar na atividade agrícola”, enfatizou.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: