Café: Colheita deve se intensificar na próxima semana, prevê Cepea

cafe gustavo porpino embrapa 17 4 19
 Atividade já começou em algumas regiões produtoras do grão – Gustavo Porpino/Embrapa

As atividades de colheita dos cafés robusta e arábica da temporada 2019/20 devem ganhar ritmo na semana que vem, apontam agentes consultados pelo Cepea. A colheita já começou em Rondônia, Garça (SP), no noroeste do Paraná e em algumas regiões da Zona da Mata (MG).

Segundo pesquisadores do Cepea, com a intensificação dos trabalhos, produtores devem seguir mais atentos ao clima, especialmente nas lavouras de arábica, onde chuvas foram registradas na semana passada.

As precipitações atrapalham a colheita e podem levar à queda dos grãos, prejudicar a bebida e aumentar a possibilidade de fermentação, reduzindo a qualidade dos cafés e limitando ainda mais a rentabilidade de produtores.

No entanto, apesar dos possíveis efeitos negativos em 2019/20, as chuvas devem auxiliar na condição dos cafezais para a próxima temporada (2020/21).

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: