Agricultoras entregam produtos para doação a famílias carentes

paa alimentos 1 5 19

Agricultoras da Associação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Assentamento Chapadinha (Astraf), no Núcleo Rural Lago Oeste (DF), realizam, nesta quinta-feira (2), uma entrega de hortifrútis cultivados com o apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos se destinam a famílias em situação de insegurança nutricional e alimentar.

O PAA é coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que fará a doação dos produtos entregues pela Astraf ao Banco de Alimentos da Ceasa-DF, para posterior distribuição a famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto da Astraf é 100% executado por mulheres trabalhadoras rurais assentadas da reforma agrária. Elas cultivam alimentos orgânicos, como limão, morango, alface, cebolinha, coentro, couve, tomate, cereja, entre outros hortifrutis, totalizando 14.000 kg de produtos a serem entregues ao longo do ano. O valor total do projeto é de R$ 79,997,15.

Aproximação com o público

Nesta ação, as entregas ao Banco de Alimentos serão acompanhadas pelo diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Guilherme Bastos. Logo após, ele visitará a sede da Astraf, onde produtoras falarão sobre a experiência com o PAA. Depois disso, serão feitas visitas a alguns lotes de áreas produtivas da associação.

“Nosso objetivo é buscar uma aproximação com nossos públicos, para garantir inclusive o desenvolvimento do programa na região e captar novas parcerias”, diz Bastos.

O PAA oferece a agricultores familiares, por meio de suas cooperativas ou associações, a garantia de compra da sua produção por preços remuneradores, gerando renda e inclusão social no meio rural. Contribui ainda no combate à fome, com a doação de alimentos produzidos na própria localidade atendida.

Da redação, com Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: