Plantas alimentícias não convencionais, oportunidade de renda para produtores

pancs pesquisador nuno madeira dia de campo embrapa hotalicas foto diandria daia emater df
Pesquisador Nuno Madeira no dia de campo na Embrapa Hortaliças – Diândria Daia/Emater-DF

A Emater-DF, em parceria com a Embrapa Hortaliças, está apoiando a divulgação do cultivo e uso de plantas alimentícias não convencionais (Panc). O mercado desses produtos começa a se popularizar no país e pode representar uma oportunidade de geração de emprego e renda para os produtores rurais, avaliam as duas instituições.

Como parte das ações de divulgação, a Emater-DF e a Embrapa Hortaliças promoveram um dia campo sobre sistema de produção de plantas alimentícias não convencionais, nessa terça-feira (30). Cerca de 140 agricultores, estudantes, pesquisadores e técnicos da extensão rural participaram da atividade, na Embrapa Hortaliças.

Segundo o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, o assunto é de grandeinteresse para o produtor rural. “Os programas de televisão já fazem receitas com as Pancs e isso está se popularizando muito. Para o nosso público, de pequenos agricultores, de assentados na reforma agrária, da agricultura familiar, nós vemos uma grande oportunidade de renda.”

Parceria

Dividido em seis estações, o dia de campo tratou sobre hortaliças folhosas, plantio tutorado, ora-pro-nóbis, mangarito e moringa, carás e vinagreiras, adubação verde e Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPHD).

O supervisor de Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Hortaliças e um dos coordenadores do dia de campo, Ítalo Ludke, destacou a importância da parceria com a extensão rural. “Todo o trabalho de resgate dessas espécies [de hortaliças], o teste junto com os produtores, toda a parte que a gente está fazendo agora de validação, desenvolvimento de sistema de produção, inclusive a manutenção desse grupo das Pancs, tem tido uma parceria muito forte da Emater.”

A produtora Dayanne Porto, do Núcleo Rural Capão Comprido, já comercializa receitas com ora-pro-nóbis nas feiras. “Vendo tortinha sem glúten, biscoitos sequilhos e pães de ora-pro-nóbis – todas receitas que eu inventei. O pessoal está gostando”, disse. “Agora vou inventar receitas com outras pancs.”

Ascom Emater-DF

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: