Plantas alimentícias não convencionais, oportunidade de renda para produtores

A Emater-DF, em parceria com a Embrapa Hortaliças, está apoiando a divulgação do cultivo e uso de plantas alimentícias não convencionais (Panc). O mercado desses produtos começa a se popularizar no país e pode representar uma oportunidade de geração de emprego e renda para os produtores rurais, avaliam as duas instituições.
Como parte das ações de divulgação, a Emater-DF e a Embrapa Hortaliças promoveram um dia campo sobre sistema de produção de plantas alimentícias não convencionais, nessa terça-feira (30). Cerca de 140 agricultores, estudantes, pesquisadores e técnicos da extensão rural participaram da atividade, na Embrapa Hortaliças.
Segundo o diretor-executivo da Emater-DF, Antonio Dantas, o assunto é de grandeinteresse para o produtor rural. “Os programas de televisão já fazem receitas com as Pancs e isso está se popularizando muito. Para o nosso público, de pequenos agricultores, de assentados na reforma agrária, da agricultura familiar, nós vemos uma grande oportunidade de renda.”
Parceria
Dividido em seis estações, o dia de campo tratou sobre hortaliças folhosas, plantio tutorado, ora-pro-nóbis, mangarito e moringa, carás e vinagreiras, adubação verde e Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPHD).
O supervisor de Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Hortaliças e um dos coordenadores do dia de campo, Ítalo Ludke, destacou a importância da parceria com a extensão rural. “Todo o trabalho de resgate dessas espécies [de hortaliças], o teste junto com os produtores, toda a parte que a gente está fazendo agora de validação, desenvolvimento de sistema de produção, inclusive a manutenção desse grupo das Pancs, tem tido uma parceria muito forte da Emater.”
A produtora Dayanne Porto, do Núcleo Rural Capão Comprido, já comercializa receitas com ora-pro-nóbis nas feiras. “Vendo tortinha sem glúten, biscoitos sequilhos e pães de ora-pro-nóbis – todas receitas que eu inventei. O pessoal está gostando”, disse. “Agora vou inventar receitas com outras pancs.”
Ascom Emater-DF