Vídeo: Aprenda a preparar macarrão ao molho pesto de ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis – originária do continente americano e cientificamente chamada de Pereskia aculeata – é encontrada de forma abundante em algumas regiões do Brasil. As suas folhas são consumidas e preparadas como qualquer outra verdura. No vídeo acima, a nutricionista Danielle Amaral, do Centro de Capacitação da Emater-DF, ensina como fazer macarrão ao molho pesto com essa planta alimentícia não convencional.  

Com sabor neutro e textura macia, a ora-pro-nóbis serve como ingrediente para molhos, recheios de salgados, sopas, saladas e refogados, entre outros usos, além de ser utilizada no preparo de chá.

A planta in natura também pode ser uma ótima opção de alimento, principalmente para pessoas que não consomem carne. A ora-pro-nóbis tem aproximadamente 25% de sua composição de proteína, sendo também rica fonte de aminoácidos como lisina e o triptofano.

Os princípios da planta podem ajudar na prevenção do câncer de cólon, tumores no intestino, diabetes e ainda trata furúnculos, sífilis e diminui os níveis de colesterol ruim.

A floração da ora-pro-nóbis ocorre por apenas um dia, geralmente entre janeiro e abril. As flores da planta são brancas, pequenas e bastante perfumadas. Já os frutos aparecem entre junho e julho e são amarelos e redondos.

ora-pro-nobis-Foto Reprodução-Wikimedia Commons
Flores da planta são brancas, pequenas e muito perfumadas – Reprodução/Wikimedia Commons

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: