Câmara aprova criação de delegacias especializadas em crimes rurais

alceu moreira _ 18_11_lucio-bernardo-jr-camara-dos-deputados.jpg
Proposta de Alceu Moreira prevê instalação de delegacias para combater delitos na área rural em municípios com mais de 95 mil habitantes – Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados

O projeto de lei do deputado Alceu Moreira (MDB-RS) que cria delegacias de polícia especializadas no combate a crimes rurais em municípios com mais de 95 mil habitantes foi aprovado nesta quarta-feira (8) pela Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Segundo o relator da proposta, deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), nos últimos dois anos, apenas nos estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foram registrados 70.966 furtos e roubos.

Ao apresentar o PL 365/2019, Alceu Moreira disse que a insegurança no campo atingiu níveis inaceitáveis. “Precisamos agir com rapidez e eficiência para mitigarmos esse problema que aflige as famílias que residem no campo e trabalham para produzir alimento”, assinalou.

De acordo com o texto, não haverá obrigação de instalar uma delegacia especializada em crimes rurais em cada um dos municípios das regiões metropolitanas. “Assim, evitamos o perigo de criar muitas delegacias nos grandes centros urbanos, longe das zonas rurais”, observa Alceu Moreira, na justificativa do projeto.

Pela proposta de Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), 333 municípios em todo o país deverão instalar delegacias em regiões mais afastadas das capitais e aglomerações urbanas.

Agora, o PL será submetido às comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Senado.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: