Trigo: Aumento da produtividade deve compensar redução de área

trigo 2 4 19 julio albrecht embrapa
Brasil deve colher 5,46 mi t do cereal no ciclo 2019/2020- Júlio Albrecht/Embrapa

O semeio do trigo da safra 2019/20 avança no Brasil, mas a área destinada ao cereal deve diminuir em relação à do ano passado. Apesar disso, por enquanto, a previsão é de aumento na produção, devido à possível recuperação da produtividade.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário é o oposto do observado em 2018, quando a área com trigo foi maior, mas o clima limitou a produtividade das lavouras de inverno.

Relatório divulgado pela Conab na semana passada indica que a área de semeio do trigo no Brasil pode ser 3,3% inferior à da safra passada, somando 1,97 milhão de hectares – a maior redução vem do Paraná, que responde por 93,2% da área total no país.

Já a produção e produtividade devem crescer, passando respectivamente para 5,46 milhões de toneladas (+0,71%) e para 2,7 mil toneladas/hectare (+4,2%).

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: