Sindag tem nova diretoria; presidente é o empresário Thiago Magalhães

sindag sindag logo logo logo 3 6 19

Empresário paulista Thiago Magalhães substitui na presidência o gaúcho Júlio Kämpf, que esteve por três mandatos no comando da entidade, por mais de 20 anos integrou diretorias do sindicato e foi homenageado na assembleia de associadas, em uma programação que teve ainda seminário com a presença do senador gaúcho Luís Carlos Heinze (PP).

Principal entidade do setor no Brasil, o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) iniciou junho com novo presidente, eleito por aclamação para até 2021. O mandato do empresário paulista Thiago Magalhães Silva começou oficialmente no sábado (dia 1º), depois de uma eleição ocorrida na quinta-feira, com a participação de representantes de 58 empresas aeroagrícolas de todo o país, além de técnicos e assessores da entidade.

Magalhães assumiu o comando do Sindag no lugar do gaúcho Júlio Augusto Kämpf e a assembleia ocorreu no Hotel Master Royal, em Porto Alegre. Depois de estar à frente do sindicato aeroagrícola em três mandatos e por mais de 20 anos em diretorias da entidade, Kämpf segue agora na presidência do Instituto Brasileiro de Aviação Agrícola (Ibravag), também com sede na capital gaúcha.

Além de representantes das principais regiões abrangidas por atividades aeoragrícolas – Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, o sindicato passou a contar também com a primeira mulher em sua diretoria, desde a fundação em 1991. A eleição teve chapa única, em uma programação que abrangeu três dias atividades. Na quarta (29), a diretoria anterior e a então chapa confirmada no dia seguinte tiveram uma reunião de transição, nivelando as informações sobre ações, articulações, estratégias e cenários da entidade e do setor aeroagrícola no país.

“Estamos assumindo uma entidade madura e altamente conceituada, tanto nas esferas governamental quanto entre as entidades nacionais e internacionais dos setores produtivo e aeronáutico. É um trabalho de várias mãos, onde uma das missões principais é levar informações à sociedade sobre a importância, o profissionalismo e a segurança da aviação agrícola, e sua importância vida de cada um”, ressalta Magalhães, que já integrava a diretoria anterior do Sindag. Para o ex-presidente Júlio Kämpf, o final de semana teve o encerramento de um ciclo e o início de uma nova fase no sindicato. “A entidade conquistou prestígio e respeito temos caminhos abertos em várias frentes políticas e institucionais”, destaca Kämpf, que foi homenageado na assembleia com uma placa pelos serviços prestados ao Sindag.

Na sexta, o Sindag ainda promoveu o 3º Seminário de Aviação Agrícola, com palestras do senador Luís Carlos Heize (PP/RS), o economista Vitor Francisco Dalla Corte, o doutor em Agronomia Henrique Borges Neves Campos e o contador e mestre em Ciências Empresariais Marcone Hahan de Souza. Os palestrantes abordaram, respectivamente, os temas A política e o desenvolvimento do Brasil, Gestão e planejamento empresarial, Inovação na tecnologia de aplicação e Como definir o preço dos serviços aeroagrícolas. Heinze também recebeu uma homenagem especial do Sindag, pelo seu apoio ao setor aeroagrícola e à agricultura brasileira.

Representatividade

Representante da segunda maior frota (atrás apenas dos Estados Unidos) e uma das melhores aviações agrícolas do mundo, o Sindag lidera um setor que cresceu 3,74% no ano passado em número de aeronaves.

A aviação agrícola brasileira completa 72 anos em agosto e, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Agrícola (ANAC), sua frota tem atualmente cerca de 2,2 mil aeronaves que são essenciais para lavouras estratégicas ao país, como soja, cana-de-açúcar, arroz, algodão, milho, café, laranjas e outras. Tanto no trato de plantações (com produtos químicos ou biológicos), quanto na aplicação de fertilizantes e até em semeaduras (neste caso, também em pastagens).

O setor atua também no combate a incêndios florestais, em parcerias principalmente com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com o governo de São Paulo.

Clique AQUI para rever dados sobre a frota

O Sindag ainda é membro titular de conselhos e câmaras de discussões sobre segurança e mercado na ANAC, Ministério da Agricultura e outras entidades. Além disso, o sindicato empresarial é parceiro de iniciativas como o programa de Certificação Aeroagrícola Sustentável – o CAS, um selo independente de qualidade ambiental coordenado por três universidades públicas (a paulista Unesp e as mineiras UFLa e UFU) e possui convênio com entidades como Embrapa, para pesquisas sobre tecnologias de aplicação.

Em maio, a convite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Sindag passou a integrar a linha de frente das discussões sobre a elaboração de uma agenda única para o agro no país.

Na ocasião, tanto o agora ex-presidente Júlio Kämpf quando atual, Thiago Magalhães, reforçaram a necessidade de ações para garantir segurança jurídica para quem produz e ajuda a produzir, bem como nas ações de comunicação com a sociedade, diminuindo o espaço para mitos em debates sobre o agronegócio.

Além disso, a entidade está promovendo para 30 de julho a 1º de agosto deste ano o maior evento aeroagrícola já realizado no país. Trata-se da edição 2019 do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, que vai ocorrer em Sertãozinho/SP. O evento terá mais de 120 expositores e contará com três auditórios recebendo palestras e debates técnicos, de mercado e políticas para o setor, além da expectativa de pelo menos 3 mil visitantes.

Nova diretoria do do Sindag

Diretoria Executiva

Presidente: Thiago Magalhães Silva – Orlândia/SP

Vice-presidente: Jorge Humberto Morato de Toledo – São José do Rio Preto/SP

Secretário: Bruno Ricardo de Vasconcelos – Leme/SP

Tesoureiro: Francisco Dias da Silva – Camaquã/RS

Suplentes Diretoria Executiva

Tiago Textor – Quirinópolis/GO

Marcelo Amaral – Catanduva/SP

Nelson Coutinho Peña – Pelotas/RS

Marcos Antônio Camargo – Alegrete/RS

Conselho Fiscal

Alexandre de Lima Schramm – Unaí/MG

Alan Sejer Poulsen – Pelotas/RS

Sergio Bianchini – Aracuz/ES

Suplentes Conselho Fiscal

Hoana Almeida Santos – Lagoa da Confusão/TO

Paulo Alberto Kern – Naviraí/MS

Mauricius Claudino Barbosa Silva – Redenção/PA

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: