Emater-DF e OCDF encaminham parceria para apoiar cooperativas

emater df reuniao ocdf
Reunião avalia parceria para fortalecer o cooperativismo – Emater-DF/Divulgação

Um acordo entre a Emater-DF e a Organização das Cooperativas do Distrito Federal (OCDF) para garantir maior organização e desenvolvimento das cooperativas foi encaminhado durante reunião entre as duas instituições, nesta quinta-feira (6).

“O caminho é o cooperativismo. Uma cooperativa bem organizada pode contribuir positivamente para o desenvolvimento da atividade do cooperado e geração de renda”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

O diretor-executivo, Antonio Dantas, destacou a importância da parceria. “A gente, que trabalha com extensão rural, tem consciência de que o pequeno produtor rural só cresce e consegue se manter se tiver incentivo.”

Durante o encontro, o presidente do Sistema OCDF, Remy Gorga Neto, sugeriu um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições. O acordo e como a Emater-DF e a OCDF atuarão em conjunto ainda será definido.

“A gente tem sinergia em várias frentes. A OCDF, historicamente, sempre foi parceira da Emater”, afirmou Gorga Neto. A ideia é auxiliar as cooperativas desde a fase da criação a questões gerenciais e burocráticas.

Nos próximos dias haverá uma roda de conversa para sanar dúvidas sobre ações e funcionalidades de uma cooperativa. A perspectiva é de que o Sistema Agricultura, do qual também a Secretaria de Agricultura e Ceasa, além da Emater-DF e organizações governamentais, seja chamado para debater o tema. “Caminhamos para o fortalecimento das cooperativas no DF”, ressaltou Gorga Neto.

Da Emater-DF

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: