Governo de Goiás impulsiona expansão de startups do agro

startup conexa goias 17 6 19
Hub Conexa será inaugurado oficialmente nesta terça-feira, em Goiânia – Seapa/Divulgação

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) do governo de Goiás e a Siagri – empresa que atua na gestão para o agronegócio –  assinam nesta terça-feira (18), a partir das 18h, em Goiânia, protocolo de intenções que visa a fortalecer o ecossistema de agritechs no estado e em todo o Centro-Oeste.

O objetivo do acordo é promover o desenvolvimento e o fomento de startups e de iniciativas tecnológicas destinadas ao desenvolvimento do agronegócio, abrangendo as áreas operacionais, de produção, comercialização, logística, gestão, de ensino, pesquisa e extensão.

A assinatura do protocolo ocorrerá durante a inauguração do Conexa, primeiro Hub de inovação e tecnologia para o agronegócio no Centro-Oeste. O hub já está em operação, com quatro startups (MyFarm, Nou Inteligência Fiscal, Receituário Agronômico e Implanta), mas será lançado ao mercado, oficialmente, nesta terça (18).

A Siagri é uma empresa goiana que há mais de 20 anos atua no mercado agro de software. De acordo com o diretor presidente da instituição, Carlos Barbosa, a proposta é conectar as transformações do campo e reunir startups, investidores, pesquisadores e outros agentes do agro em um ambiente tecnológico e colaborativo.

Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, hoje já não é mais possível falar em agronegócio sem citar inovação, tecnologia e conhecimento. “Toda forma de estimular inovações no campo é válida e é preciso incentivar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do setor. O Conexa é um ganho para Goiás, ampliando a transformação digital no campo, e a Secretaria de Agricultura atuará em parceria com o hub de inovação para fortalecer o ambiente das agritechs no estado.”

Crescimento expressivo

Dados da Associação Brasileiras de Startups (ABStartups) mostram que as agritechs estão presentes em 70% do território brasileiro e 37% dos estados têm mais de três startups do agro. O levantamento identificou 182 startups do agro ativas no país, sendo que 44% oferecem soluções de sistemas para otimização da produção agrícola, os chamados softwares de gestão de fazenda, e 69% atuam dentro da porteira, ou seja, com tecnologias que auxiliam a produção e a gestão agrícola.

O Censo AgTech Startups Brasil, realizado pela AgTech Garage, em parceria com a Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz (da Universidade de São Paulo – Esalq/USP), projeta crescimento de 150% em menos de dois anos no número de agritechs no Brasil.

Seapa

A Seapa foi recriada, em Goiás, após a sanção pelo governador Ronaldo Caiado da Lei nº 20.417 , de 6 de fevereiro de 2019, e a publicação no Diário Oficial de Goiás, no dia 8 de fevereiro.

Entre as atribuições da Seapa estão formulação e execução das políticas estaduais agrícolas e pesqueira, regularização fundiária, formulação e execução das políticas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária, sanidade animal e vegetal e abastecimento, fomento ao desenvolvimento rural e fundiário, assim como planejamento, supervisão e execução de projetos de irrigação de interesse de Goiás.

Serviço

Inauguração do Conexa e assinatura de protocolo de intenções

Data: 18 de junho de 2019 (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Av. Caiapó, 1510, Setor Santa Genoveva, Goiânia

Da Seapa

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: