Deputado propõe debate sobre acordo Mercosul-UE em comissão da Câmara

bandeiras mercosul-ue-jpeg
Reprodução/Facebook

O deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) protocolou nesta sexta-feira (28), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, requerimento pedindo a realização de audiência pública para discutir o acordo Mercosul-União Europeia. Segundo o parlamentar, é preciso compreender melhor as cláusulas das negociações e seus impactos para os produtos agrícolas brasileiros, como arroz, trigo, vinho, chocolate, entre outros.

A vigência do acordo comercial prevê a redução de alíquotas de importação e a eliminação de tarifas de ambos os lados. “Esse fluxo comercial será importantíssimo para ambos os blocos. No entanto, teremos desafios a serem superados. Precisamos pensar em cotas para determinadores setores, medidas compensatórias, evitando que determinado produto acabe prejudicando nossos agricultores.”

Arroz

Com sérios problemas de preço, renda e competitividade em relação aos vizinhos do Mercosul, os produtores brasileiros de arroz acreditam que a expansão dos mercados compradores pode reduzir as perdas do setor. Lácteos

Jerônimo acredita que alguns segmentos vão merecer uma atenção redobrada. O parlamentar cita como exemplo os produtos lácteos. “Não podemos aceitar queijo isento de imposto, uma vez que os países europeus despejam subsídios nos produtores de lá. O governo brasileiro já tirou a tarifa antidumping e agora pretende uma isenção total. Neste ponto em particular precisamos revisar os termos. Do contrário, quebra o setor.”

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: