Serra terá o maior centro de recuperação de animais silvestres do ES

passaro serra
Prefeitura de Serra/Divulgação

A prefeitura de Serra, no Espírito Santo, doou uma área de 11.200 m² e outra de 3.300 m² ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No local, com 14.500 metros quadrados no total, funcionará o maior centro de recuperação de animais silvestres do estado.

Com os terrenos doadas, será possível expandir o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da Lagoa Jacuném, em Barcelona. Cerca de 10 animais, como gatos-do-mato, corujas, papagaios, são enviados pela prefeitura ao local por semana.

“Serra é o município da Grande Vitória que mais encaminha animais silvestres ao Cetas. Esses animais chegam ao local por meio de ações fiscais, entregas espontâneas ou quando são resgatados feridos. Lá, eles são identificados, avaliados e recuperados”, disse o prefeito Audifax Barcelos.

“Quando estão saudáveis, os animais são devolvidos à natureza. Por isso, a importância de expandir as estruturas do local para dar mais condições de tratamento a esses seres”, acrescentou Barcelos.

prefeitura de serra
Foto: : Everton Nunes/Secom-PMS

O documento de cessão foi assinado nessa segunda-feira (8) pelo prefeito da Serra. A cerimônia contou com a participação do superintendente do Ibama no ES, Diego Libardi Leal, da Polícia Ambiental, de vereadores e representantes de ONGs voltadas para resgate de animais silvestres.

O investimento para a obra de expansão do local será da ordem dos R$ 28 milhões, resultado de uma compensação ambiental da Samarco. A obra tem previsão de início ainda este ano.

Cetas

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) recebe animais silvestres por entrega voluntária, resgate ou oriundos de apreensão de fiscalização.

Os principais grupos de animais encaminhados pela prefeitura da Serra para o Cetas de Barcelona são Passeriformes (passarinhos), Psittaciformes (papagaios e periquitos) e Falconiformes (corujas, gaviões, falcões).

*Notícia sugerida pelo técnico agrícola e técnico em agroindústria Douglas Daniel, que desenvolve trabalho de resgate de fauna e manejo na cidade de Vila Velha.

Da redação, com informações da Prefeitura de Serra

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: