Trigo: Paraná reduz estimativa da safra em 15,8% por geadas

trigo colheita fecoagro divulgacao
Foto: Fecoagro/Divulgação

Da Reuters

O Paraná, maior produtor de trigo do Brasil, reduziu nesta quarta-feira (24) sua estimativa de safra do cereal em 15,8%, para 2,72 milhões de toneladas, devido a geadas ocorridas no início do mês, informou o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo do Estado.

Com a redução de cerca de 500 mil toneladas na estimativa em relação à projeção de junho, a importação do cereal pelo país deverá aumentar, acrescentou o especialista em trigo do Deral, Carlos Hugo Godinho.

“A importação deve crescer na mesma proporção da quebra de safra, talvez um pouco menos, depende da qualidade”, afirmou ele, lembrando que o estado por vezes também exporta alguns volumes e agora pode deixar de realizar tais vendas externas.

O Brasil é um dos maiores importadores globais de trigo, com compras estimadas antes das geadas em mais de 7 milhões de toneladas, a maior parte de suas necessidades atendidas pela Argentina. Já o Paraná costuma produzir mais da metade do cereal brasileiro.

No ano passado, o estado produziu 2,8 milhões de toneladas, quando seca e geadas também reduziram a produção.

Godinho disse que, se as condições climáticas não piorarem, é provável que o estado colha o volume estimado atualmente. A colheita começa no final de agosto e se intensifica em setembro.

A qualidade do cereal, em função das geadas, deverá ser verificada posteriormente.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: