Luís Eduardo Magalhães: Oficina debate uso de fertilizantes em solos leves

fertilizantes carlos dias embrapa
Foto: Carlos Dias/Embrapa

A produção de alimentos e fibras em solos arenosos “leves” tem se destacado nos últimos anos no oeste da Bahia, tornando-se uma região de grande expressão no cenário nacional. O município de Luís Eduardo Magalhaes é representativo do desenvolvimento econômico-social promovido pela agricultura, condição inatingível sem o uso de fertilizantes. No entanto, o manejo da fertilidade do solo e o uso correto dos fertilizantes em solos leves são ainda um desafio que deve ser superado com a utilização adequada de tecnologias e maior conhecimento do tema. Tudo isso serviu como motivação para a realização do IV Workshop de Fertilizantes, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de agosto, na sede do Sindicato Rural de Luís Eduardo Magalhães.

“A Embrapa Solos tem um histórico de mais de 15 anos de atuação na região oeste da Bahia. Nossa equipe fez diversos trabalhos relacionados ao manejo do solo, da adubação e de fertilizantes, com as principais culturas da região: algodão, milho e soja”, conta Paulo César Teixeira, pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) e um dos coordenadores do evento. Vale lembrar que esta área, o Matopiba, é de grande importância para o país, sendo nossa atual fronteira agrícola.

Em sua maior parte, o Matopiba é caracterizada por solos leves, com textura variando de arenosa até média para arenosa, com teor de argila de até aproximadamente 20%. “A região já foi considerada marginal, imprópria para cultivos, mas a adoção de tecnologias fez com que se tornasse um dos principais polos agrícolas do país”, completa Teixeira.

A Embrapa Solos trabalha em parceria com fazendas, em áreas produtivas, tendo realizado dias de campo e eventos relacionados à adubação fosfatada, além do Construtores de Solos, que ocorreu em 2018, também em Luís Eduardo Magalhães.

A programação do workshop foi idealizada de modo a propiciar profunda discussão, expondo resultados experimentais, inovações e experiências que viabilizem o manejo adequado de fertilizantes em solos leves, com altas produtividades e qualidade e reduzido impacto ambiental negativo. Espaços pesquisa, empresa, produção e inovação estarão no evento, assim como a oportunidade de visitar áreas de produção da região.

No último dia do workshop acontece um dia de campo, na Fazenda Novo Milênio, no qual serão abordadas algumas técnicas de manejo, de aplicação de fertilizantes e de manejo de culturas.

Para ver saber mais sobre o IV Workshop de Fertilizantes, que tem como tema “Fertilizando solos leves: desafios e tecnologias”, clique aqui.

O evento é promovido pelo GeFert-UFV, a Embrapa Solos e a Faculdade Arnaldo Horácio Ferreira (FAAHF).

Da Embrapa Solos

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: