Deputado gaúcho quer data fixa para laticínios informarem preço do leite ao produtor

ronaldo santini - cleia viana camara dos deputados
Deputado Santini: Produtor precisa de um mínimo de previsibilidade – Cleia Viana/Câmara

Da redação/AGROemDIA

O deputado federal Ronaldo Santini (PTB-RS) quer que seja estabelecida no Rio Grande do Sul uma data para que os produtores saibam qual o preço do litro do leite a ser pago pelos laticínios nos 30 dias seguintes à entrega do produto, a exemplo do que foi feito recentemente em Goiás, onde ficou acertado que o anúncio ocorrerá sempre no dia 25.

“É preciso ter um mínimo de previsibilidade para o produtor”, diz o parlamentar gaúcho, acrescentando que o setor enfrenta uma crise estrutural que se agravou nos últimos cinco anos, com a queda do preço do leite pago ao produtor sempre no segundo semestre.

De acordo com Santini, as dificuldades enfrentadas pela cadeia produtiva do leite serão discutidas na próxima semana durante a Expointer, em Esteio (RS).

Um dos articuladores do debate, informou o deputado, é o prefeito Marcelo Arruda, de Barra do Rio Azul, que também é vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Para o parlamentar gaúcho, é necessário criar políticas públicas de apoio à cadeia do leite, que reúne cerca de 1,2 milhão de produtores em todo o país. “Temos que valorizar o nosso produto e o nosso produtor.”

Santini entende que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deve buscar, junto com a equipe econômica, uma forma de frear as importações de leite, especialmente dos países Mercosul, e de desonerar os produtores, tendo em vista o peso da carga tributária nos custos de produção.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: