Brasil deve ter safra recorde de 121,4 mi de toneladas de soja em 2019/20

soja graos 4 1 19
Foto: Divulgação

O Brasil deve ultrapassar os EUA e ocupar a posição de maior produtor mundial de soja, segundo a consultoria INTL FCStone. Em sua primeira estimativa para a safra brasileira de soja 2019/20, o grupo projeta uma produção recorde, de 121,4 milhões de toneladas, crescimento de 5,5% frente a 2018/19.

“Esse volume resultaria de uma área plantada também recorde, de 36,4 milhões de hectares, com o aumento do plantio em vários estados, representando um crescimento médio de 1,6% em relação ao registrado no ciclo 2018/19”, diz a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi

Destaca-se a expansão sobre pastagens em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em MS, também há incorporação de algumas áreas de cana-de-açúcar.

No Rio Grande do Sul, a expectativa é de que o arroz perca áreas para a soja neste ano, principalmente na Metade Sul do estado, além de alguma área de pastagem. Já na Bahia, espera-se a incorporação de áreas novas, além de expansão sobre o algodão.

Conforme estimativa divulgada pela consultoria nesta quinta-feira (5), o consumo interno de soja deve continuar crescendo com a produção de carnes e o aumento da mistura obrigatória de biodiesel. A expectativa é que a demanda doméstica atinja 46,5 milhões de toneladas.

“Quanto às exportações, uma safra maior abre espaço para o crescimento dos embarques, mas tudo vai depender do volume de compras chinesas e se um acordo comercial [entre os EUA e a China] vai ser alcançado em breve ou não”, pondera a analista Ana Luiza.

Com exportações em 75 milhões de toneladas, os estoques finais da safra 2019/20 continuariam em níveis reduzidos, estimados em 1,62 milhão de toneladas.

Milho

Em relação à safra 2019/20 de milho, a INTL FCStone divulgou sua estimativa para a primeira safra, em 26,3 milhões de toneladas, nível muito próximo do registrado no ciclo anterior.

“A área plantada do cereal ficou praticamente estável no comparativo anual, em 4,9 milhões de hectares, e a produtividade também segue a tendência dos últimos anos até o momento”, afirma a consultoria, em relatório.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: