Produção de suínos se intensifica no segundo trimestre

suinos-embrapa-Lucas Cardoso.jpg8
Fotos: Lucas Cardoso/Embrapa

A firme demanda por carne suína neste ano elevou o abate de animais entre abril e junho deste ano para 11,39 milhões de cabeças, 5,2% acima do registrado no mesmo intervalo de 2018, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Pecuária divulgada pelo IBGE.

No trimestre, informa o Cepea, maio teve o melhor desempenho, com pouco mais de 4 milhões de suínos abatidos, aumento de 29,4% frente a maio de 2018.

Segundo colaboradores do Cepea, com a maior liquidez e os preços mais elevados no mercado da proteína, suinocultores não seguraram animais nas granjas, o que acabou influenciando na redução de 0,7% no peso médio das carcaças entre o primeiro e o segundo trimestres deste ano, fechando o período a 89,79 quilos na média nacional.

Entre as unidades da Federação que elevaram os abates, Minas Gerais se destacou com 509,4 mil cabeças abatidas em maio, o maior número para o estado desde o início da série histórica do IBGE, em janeiro de 1997. MG é o quarto maior produtor de suínos do país.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta