Oeste baiano: Luís Eduardo Magalhães rumo à inovação do agro

ceo pompeu scola inaguracao aceleradora lem 2
Pompeu Scola, CEO da Cyklo Aceleradora de Projetos e Startups – Foto: Elio Rizzo/Divulgação

Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, um dos principais polos agrícolas brasileiros, deu a largada a um processo voltado a tornar o agronegócio da região ainda mais tecnológico, eficiente e inovador: a inauguração de sua primeira aceleradora de agritechs, que em outubro lançará edital para selecionar 10 jovens empresas para se instalarem no município  e desenvolverem tecnologias que atendam às demandas do setor rural.

Investimento de R$ 5 milhões feito por 20 empresários, principalmente grandes produtores locais, a Cyklo Agritech Aceleradora de Projetos e Startups ocupa uma área de 722 metros quadrados no centro do município, onde está instalado seu centro de inovação. Cada jovem empresa receberá até R$ 200 mil e treinamento por nove meses para desenvolver tecnologias inovadoras.

Maior planta física do país especializada em aceleração de startups agro, a Cyklo contará também com propriedades rurais como laboratório para testes e levantamentos das tecnologias em desenvolvimento. A meta é atender não só as demandas do agro de Luís Eduardo Magalhães, mas de todo oeste baiano e do Matopiba (MA, TO, PI e BA), da qual a região faz parte.

Segundo o CEO da Cyklo, Pompeo Scola, a aceleradora contribuirá para expandir ainda mais a produtividade e o desempenho da agricultura no Brasil, em sintonia com as necessidades mundiais na área de alimentos, onde o país tem oportunidade de ser líder da cadeia de fornecimento na próxima década.

inaguracao aceleradora lem
Foto: Elio Rizzo/Divulgação

“Esse é um sonho que começou lá atrás, quando víamos algumas startups chegando ao mercado, mas sem aplicabilidade [para o agro da região]”, enfatizou o engenheiro agrônomo e consultor agronômico Luís Henrique Kasuya, paranaense radicado no município. “Queremos ter aqui as melhores startups do agro para atender à região e também exportar tecnologia.”

A inauguração da aceleradora de startups, instalada no centro do município, ocorreu no último sábado (21). O evento reuniu produtores rurais, empresários, especialistas em tecnologia da informação, consultores do agronegócio e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de entidades do setor agropecuário.

“A gente acredita que esta região vai se tornar um polo de inovação agropecuária. Iniciativas como esta [da Cyclo] vão contribuir para que esse ambiente de ecossistemas floresça em Luís Eduardo Magalhães e em toda região”, disse o diretor do Departamento de Inovação para Agropecuária do Mapa, Luís Claudio Rodrigues de França.

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: