Psicologia no mundo das startups

 

ricardo weg 6

Ricardo Wegrzynovski*

Transparência, reconhecimento e monitoramento do progresso. São itens básicos para a prosperidade de uma startup. E a psicologia está intrinsicamente ligada a isso. Ligação umbilical. A sobrevivência de uma empresa passa por “gente”, e aí entra o estudo da mente.

As relações entre todos os participantes de um negócio devem ser transparentes. Isso é um dos fatores para implementar uma cultura empresarial. A psicologia empresarial atua nisso, faz o elo da gestão humana que gerará o crescimento.

Mark Roberge, palestrante sênior na Harvard Business School, e David Niu, CEO da TINYpulse. em recente artigo defenderam o modelo. “Invariavelmente, entre o terceiro e o quarto ano cerca de 70% das startups passam por uma fase difícil ao serem atingidas por essa utopia na cultura organizacional, independentemente da felicidade que a equipe sentia antes. Chamamos essa etapa de ‘abismo cultural’.”

As expectativas de quem trabalha com inovação, palavra chave para startup, devem ser superadas constantemente. A cenoura da motivação deve estar sempre atrativa. O sucesso financeiro é consequência.

A experiência é do psicólogo e consultor Pompeo Scola. Essa cultura fará parte das fornadas de startups que estão sendo escolhidas para trabalhar com o agronegócio. A Cyklo Aceleradora Agritech, por exemplo, segundo Pompeo, terá todo o cuidado com o gargalo. “Vamos inverter esses números, o agronegócio brasileiro permite que as startups tenham muito mais sucesso, inclusive, e principalmente, como referências mundiais”.

Clique aqui para saber mais

*Jornalista

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: