Chuvas favorecem semeio da soja em MT e no PR; colheita pode atrasar, diz Cepea

soja luis wagner alves embrapa 25 11 19
Foto: Luís Wagner Alves/Embrapa

As chuvas da semana passada favoreceram o avanço do semeio da soja em muitas regiões acompanhadas pelo Cepea e a finalização das atividades em Mato Grosso e no Paraná. O início tardio do cultivo da oleaginosa, no entanto, deve atrasar um pouco a colheita e, consequentemente, o semeio da segunda safra, especialmente no caso do milho.

Baseados nesse possível atraso da entrada da safra 2019/20, sojicultores consultados pelo Cepea seguem retraídos nas vendas, à espera da continuidade das altas, até pelo menos o primeiro trimestre de 2020. Além disso, as incertezas quanto ao acordo comercial entre os Estados Unidos e a China resultaram em aumento dos prêmios e dos preços no Brasil, tendo em vista que esse cenário favorece as exportações nacionais.

De acordo com pesquisas do Cepea, o avanço nos valores domésticos também está atrelado à expressiva depreciação do real frente ao dólar, que tende a atrair importadores para o Brasil.

O Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá fechou a R$ 90,69/saca de 60 kg nessa sexta-feira 22, elevação de 0,5% em relação ao dia 14. O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná subiu 0,9% entre 14 e 22 de novembro, finalizando a R$ 85,40/saca de 60 kg na sexta.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta