Aplicação do herbicida 2,4-D nas lavouras é proibido no Rio Grande do Sul

aplicacao agrotoxicos idec cfn divulgacao.jpg
Foto: Idec/CFN /Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta terça-feira 3, a suspensão da utilização do herbicida 2,4-D nas lavouras do estado até o dia 31 de dezembro. A decisão foi tomada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

“O químico, utilizado pelos sojicultores, vêm causando prejuízos em produções de frutas como uvas, azeitonas e maçãs, especialmente nas regiões da Campanha, fronteira Oeste, Central e Campos de Cima da Serra”, informa o site do Correio do Povo.

Segundo o CP, a proibição do herbicida foi avalizada pelo secretário da Agricultura, Covatti Filho, após reunião realizada, pela manhã, com técnicos do Grupo de Trabalho do 2.4-D. Nesta quarta-feira, será publicada no Diário Oficial do Estado uma instrução normativa decretando a proibição do 2.4-D.

Ainda de acordo com osite, a medida pode ser prorrogada pelo governo. No encontro, foram apresentados novos estudos, que indicaram que das 143 amostras coletadas, 132 deram positivo para presença do agrotóxico, totalizando 92% dos casos, em 41 municípios gaúchos.

Na semana passada, conforme o CP, o Ministério Público recomendou que o governo determinasse a suspensão da aplicação do agroquímico enquanto durar a greve dos fiscais agropecuários, iniciada na terça passada. Na soja, o 2.4-D é usado para controlar plantas daninhas e invasoras e para aumentar a eficiência de outros herbicidas. Mas, vêm se espalhando e destruindo culturas mais sensíveis.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: