+BIO Conecta promove debate e mostra de produtos da biodiversidade brasileira

logi iica vale este

A Representação do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil sedia nesta quarta-feira 4, das 9h às 17h, a primeira edição do +BIO Conecta, resultado de um projeto do instituto que pretende contribuir com a ampliação do debate em torno da valorização, promoção e conservação da biodiversidade brasileira.

Com abertura às 9h, o primeiro debate será das 9h45 às 10h30, com a participação de representantes do instituto, do Ministério da Agricultura, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); agricultura familiar e extrativistas do Cerrado.

Além da exibição dos produtos brasileiros na mostra, estão previstas quatro cozinhas shows:

*Das 10h40 às 11h25 #1 – Cacau, baunilha e mel nativo, com Luiz Eduardo Camargo – especialista em biodiversidade, consultor do IICA e Gustavo Maragna – cozinheiro e chocolatier da Rubato Chocolate Bar;

*Das 11h25 às 12h30: #2 – Tradição e ancestralidade na culinária brasileira, com Marcos Lelis – cozinheiro e professor de Gastronomia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB);

*Das 13h às 14h25: #3 – Cerrado em pé -compota de cajuzinho do Cerrado, com Ana Jacques – Instituto Federal de Brasília (IFB), Dona Ana, extrativista do Cerrado e Gil Guimarães (proprietário da Baco Pizzaria e Parrilla Burger;

* Das 14h35 às 15h30 #4 – Extrativismo e Conservação por meio da sociobiodiversidade, Dona Dirani – integrante da Comunidade Kalunga – Cavalcante (GO).

Mais Bio

O projeto Mais Bio tem como objetivo central a promoção do acesso a mercados da biodiversidade brasileira, respeitando suas identidades culturais e regionais e valorizando seus respectivos modos de produção, priorizando a sociobiodiversidade e os processos inclusivos dentro dos sistemas de produção.

Nesta primeira etapa, o projeto selecionou e analisou a viabilidade de 15 produtos da biodiversidade com alto potencial de comercialização, levando em consideração os aspectos técnicos, econômicos, sociais e ambientais, que poderão ser transformados em alternativas para o desenvolvimento, inclusão social e produtiva de comunidades tradicionais e fortalecimento dos agricultores familiares.

Os produtos são arroz nativo, bacuri, baunilha, cacau cabruca, cambuci, castanha de baru, castanha do Pará, guaraná, jambu, maracujá da caatinga, mel de tubuna, mel de mandaçaia, pimenta de macaco, pinhão e queijo da Canastra.

Serviço:

+BIO Conecta

Data: 4 de dezembro de 2019 (terça-feira)

Horário: 9h às 17h30

Local: Representação do IICA no Brasil

Endereço: SHIS QI 5 Chácara 16 – Lago Sul – Brasília

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: