Bovinos: Reposição é a mais favorável ao recriador desde fevereiro 2013

boi bezerros josimar nascimento embrapa
Foto: Josimar Nascimento/Embrapa

Depois das fortes valorizações da arroba verificadas em novembro, produtores brasileiros estão ainda mais atentos à relação de troca para realizar a reposição dos animais. Segundo cálculos do Cepea, a reposição atual é uma das mais favoráveis ao recriador desde fevereiro de 2013.

Esse cenário, conforme pesquisadores do Cepea, é resultado das altas mais intensas nos preços da arroba frente às observadas ao animal de reposição – de janeiro até a parcial de dezembro, o boi no mercado paulista teve valorização de 36%, enquanto o preço do bezerro em Mato Grosso do Sul acumula alta de 20,2%.

Assim, dados do Cepea mostram que, nesta parcial de dezembro, produtores do estado de São Paulo precisam de 7,34 arrobas para a compra de um bezerro em Mato Grosso do Sul (foram considerados os Indicadores do boi ESALQ/B3, mercado paulista, e o ESALQ/BM&FBovespa do bezerro, MS), contra 8,31 arrobas/animal no mesmo mês do ano passado, ou seja, aumento de 11,74% no poder de compra nesse período.

Para essas comparações, foram utilizados valores médios mensais, em termos reais (foram deflacionados pelo IGP-DI).

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta