Luís Eduardo Magalhães sedia 1º Fórum de Inovação da Agricultura do Matopiba

pompeu_ceo-cyklo-e-luis-claudio-diretor-de-inovacao-mapa-divulgacao
Luís Cláudio França (E), diretor de Inovação do Mapa, e Pompeo Scola, CEO da Cyklo – Divulgação

O município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, sediará o 1º Fórum de Inovação da Agricultura do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que deve ocorrer entre fevereiro e março de 2020. O objetivo do evento é reunir os diferentes setores do agro para debater e apresentar demandas e desafios, a fim de elaborar um projeto de inovação agrícola para atender os produtores rurais do Matopiba e das demais regiões do país.

O fórum está sendo articulado pela Cyklo Aceleradora Startups e pelo Ministério da Agricultura. As primeiras reuniões ocorreram na semana passada, em Brasília, entre Pompeo Scola, Aguinaldo Marques, CEO e COO da Cyklo, respectivamente, o diretor de Apoio à Inovação para Agropecuária, Luís Cláudio França, e a diretora de Produção Sustentável e Irrigação, Mariane Crespolini.

“O fórum visa a reunir os vários atores do ecossistema – empresários, fabricantes de máquinas e implementos e produtores rurais, academia e governo – para mapear as grandes necessidades e os desafios e oferecer sinergia e foco para um projeto da agricultura que possa se expandir pelas diversas regiões do Brasil”, diz o CEO da Cyklo.

pompeo mapa gui mais
Aguinaldo Marques (E), COO da Cyklo, Mariane Crespolini, diretora de Produção Sustentável do Mapa, Pompeo Scola, CEO da Cyklo, e Elvison Ramos, do programa ABC – Divulgação

O Matopiba, assinala Pompeo, foi escolhido para realização do fórum pela sua importância para o agro. “Além do grande potencial agropecuário, Luís Eduardo Magalhães sedia a primeira aceleradora agritech da região, a Cyklo, já em operação. Esses pontos foram fundamentais para o Mapa decidir promover o evento no Matopiba.”

Segundo Pompeo, a expectativa é sair do fórum com projetos e atividades que possam ser desenvolvidos em parceria com os players do agro, tendo a inovação como ferramenta para impulsionar ainda mais o setor agropecuário. Os dois executivos da Cyklo estão encarregados de planejar o evento.

Ainda em Brasília, os diretores da aceleradora se reuniram com a head de Pesquisa e Desenvolvimento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Luciana Tsukada. A Cyklo é parceria do projeto Conecta/Softex, fazendo avaliação e mentoria de startups selecionadas para receber investimentos da associação.

pompeo softex
Pompeo Scola, da Cyklo, e Luciana Tsukada, da Softex

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: