DF é destaque na produção de sementes de soja de alta qualidade

soja semente danilo estevao embrapa
Foto: Danilo Estevão/Embrapa

A produção de sementes de soja de alta qualidade ganha destaque como opção entre agricultores do Distrito Federal. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, mais de 30%, ou cerca de 27 mil hectares da produção total da região, foi destinada a esse segmento. O mapeamento consta do estudo Cenário da Produção, Comercialização e Logística de Semente de Soja no DF, divulgado esta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A maior parte das sementes produzidas no DF, segundo o estudo da companhia, é destinada a produtores do Centro-Oeste, especialmente Mato Grosso. A utilização de semente certificada contribui para a produtividade da lavoura e é um dos principais insumos na produção agrícola. O DF se destaca nesse quesito no cenário nacional do agronegócio, com índices superiores à média brasileira, acima de 3.300 kg/ha.

As análises mostram ainda que a produção da leguminosa no Planalto Central não é muito expressiva em termos de volume, se comparada à safra nacional, representando algo próximo a 0,2%, ou 250 mil toneladas. No entanto, a regularidade do clima, aliada à adoção de modernas práticas agrícolas e de melhoramento genético, tem contribuído significativamente para o destaque na produção de sementes altamente produtivas.

Clique aqui para acessar a íntegra do estudo.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: