DESABAFO, a opinião do produtor rural no AGROemDIA

alto falalnte print screen 10 pixabay license
Imagem: Pixabay License

O AGROemDIA passa a publicar, a cada duas semanas, os principais comentários feitos pelos leitores nas notícias veiculadas pelo portal. Na estreia da coluna, as opiniões de quatro produtores sobre o fim do passivo do Funrural, o crédito via Pronaf, o preço do leite ao pecuarista no RS e o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.

Seu Jair, quando será cumprida a promessa de solução para o Funrural, hein?

Luciano Maruyama:

“Infelizmente, isso não vai acontecer, estamos vendo um país com dólar de R$ 4.26 hoje, dia 30/01/2020, só para equilibrar a balança comercial, onde os insumos sobem a cada dia e estamos vendo alta inflação igual; seu Jair, fiquei o ano passado inteiro aguardando a remissão, mas vejo que só foi mais uma promessa de campanha, promessa de mais um; estou negativado devido à decisão dos capas pretas e quando vou tirar minha matrícula está lá bem disponível para Receita Federal do Brasil. Isso aí, pais que onde você trabalha sol a sol, os capas pretas decidem pela inconstitucionalidade e depois voltam atrás para uma conta de responsabilidade fiscal que teria que fechar a base de marretadas, onde o primeiro a dar o voto foi o capa preta careca que acredito eu nunca pegou num cabo de enxada, posto para assumir naquele ano pelo presidente Michel Temer. Isso é Brasil e nunca vai mudar. Hoje, acredito que tende a piorar, porque o nosso ministro está mais interessado em ajudar bancos que somam bilhões e bilhões em empréstimos e empreiteiras que fizeram empréstimos sem garantias e quem vai pagar a conta somos nós, produtores primários.”

Agricultura familiar: Mapa libera R$ 1 bilhão para o Pronaf Mais Alimentos

Leonardo Santana:

De que adianta o governo “dizer que libera”, se a ponta que empresta, que é o BANCO DO BRASIL, pede FIADOR nos mesmos moldes que aluguel de imóveis na cidade??? Exemplo: Em teoria, eu tenho direito a 330 mil do PRONAF, mas preciso de um FIADOR com 330 mil em GARANTIAS para validar o empréstimo? Quem quer ser fiador de pequeno produtor familiar rural? Se nem na cidade consegue fiador? Você apresenta certinho TODA DOCUMENTAÇÂO EXIGIDA (e são muitos papéis) e o dinheiro não sai porque faltou o fiador! Se fosse grande proprietário ou de sobrenome político importante, o gerente estava com um caminhão de dinheiro na porta da fazenda do bacana assim que o $$ caísse no banco. Triste e sofrida realidade dos pequenos agricultores familiares. E DETALHE, não é DOAÇÃO A FUNDO PERDIDO, não é de GRAÇA, vamos PAGAR pelo empréstimo!”

RS: Conseleite tem novo presidente; preço do leite deve subir 0,88% neste mês

Rogério José Vargas:

“Meu primeiro pensamento: “eles não têm vergonha de falar que haverá aumento de 0, qualquer número por cento”. E o troco que o produtor vai receber…vai cobrir os custos?”

Produtores gaúchos podem devolver embalagens vazias de agrotóxicos

Luiz Carlos Pauli:

“Parabéns ao Sinditabaco, o setor tabaco é pioneiro nas boas práticas na agricultura, servindo de modelo a outros setores produtivos agrícolas.”

*Os textos grifados são de inteira responsabilidade dos comentaristas e não refletem, necessariamente, a opinião do AGROemDIA. Não cabe ao portal, portanto, qualquer responsabilidade sobre esses conteúdos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta