Agro está entre as prioridades do novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

posse assembleia rs ernane polo divulgacao
Foto: Luciana Radicione/Sindilat/Divulgação

Ampliar a competitividade dos diversos setores da economia gaúcha, essencial para atrair investidores ao estado, é uma das pautas prioritárias da nova gestão da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RS, empossada nesta segunda-feira 3. As cadeias produtivas de leite e de carnes devem ganhar atenção especial do Parlamento estadual.

O presidente e o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat), Alexandre Guerra e Darlan Palharini, respectivamente, participaram da posse, que contou também com diversos outros representantes do setor industrial do estado.

A competitividade do campo é foco do novo presidente da Assembleia, deputado Ernani Polo (Progressistas), ao lado da pauta política que promove reformas na estrutura do estado e deverá avançar em 2020 nas questões tributárias.

Ernane Polo, que substitui o petebista Luis Augusto Lara, afirmou que pretende trabalhar pela valorização dos empreendedores gaúchos, destacando que benefícios fiscais serão amplamente discutidos pelo Parlamento a segmentos da economia que gerem competitividade e ajudem na arrecadação do RS.

“Se reduzirmos a musculatura de alguns negócios, a situação tende a piorar. Vivemos num país com muitas diferenças tributárias e o que normalmente acontece aqui no estado é uma equalização tributária, muitas vezes necessária para um setor ser mantido”, assinalou Ernane Polo, ex-secretário de Agricultura do RS.

De acordo com ele, um estudo criterioso auxiliará na definição dos segmentos beneficiados, mas ressalta que o foco principal será sobre segmentos com grande competitividade entre os estados da federação, caso dos setores leiteiro e de proteína animal.

“Temos setores produzindo, gerando emprego e com possibilidade de crescer. Para esses, é importante criar uma condição diferenciada”, pontuou. Além dos benefícios fiscais, Polo destacou como fundamental a análise de outros indicadores, como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta