BA: Codevasf apoia agro e prefeitura de Barreiras na recuperação de nascentes

assinatura acordo barreiras recuperacao nascentes aiba divulgacao
Acordo destina R$ 704 mil para ações ambientais – Foto: Aiba/Divulgação

A recuperação de nascentes em Barreiras, no oeste baiano, ganhou novo impulso. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se somou à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), à Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa) e à prefeitura do município nos esforços de recuperação dessas áreas. Para tanto, a Codevasf assinou acordo de cooperação técnica, no valor de R$ 704 mil, para recomposição de nascentes, visando aumentar a vazão dos rios da região.

O acordo, assinado na segunda-feira 17, é resultado de entendimentos iniciados no segundo semestre de 2019 para que a Codevasf apoiasse o projeto de recuperação de nascentes executado pela Aiba, Abapa e prefeitura de Barreiras desde 2017. Os recursos destinados agora serão investidos em ações a serem desenvolvidas neste ano.

“A assinatura deste ato é o reconhecimento do trabalho que os produtores, por meio das associações (Aiba e Abapa) vêm fazendo em prol do meio ambiente em toda a região. As ações que temos desenvolvido, especialmente na Fazenda Modelo e no núcleo Nupeba, têm se transformado em grandes feitos”, disse o presidente da Aiba, Celestino Zanella.

“Além de atuar como bons parceiros, mostramos, por meio do Instituto Aiba, a capacidade técnica de coordenar e aplicar os recursos com eficiência e transparência”, ressaltou o dirigente da Aiba. Até o momento, enfatizou, o programa vinha sendo custeado pelas associações, prefeituras e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

55 nascentes recuperadas no oeste da Bahia

O saldo do projeto é a recuperação de 10 nascentes em Barreiras e 45 nos municípios de Baianópolis, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Wanderley, São Desidério, Mansidão e Cocos.

“Nosso projeto só teve visibilidade, a ponto de atrair a Codevasf, porque é feito com seriedade e tem dado retorno para a sociedade em relação à preservação dos mananciais. Esse recurso anunciado agora garante a continuidade de um trabalho que só tem bons frutos para nosso município e a região”, afirmou Demóstenes Júnior, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras.

O superintendente da Codevasf, Harley Nascimento, ressaltou a importância dos recursos para a manutenção do trabalho. “Todas as instituições sabem como fazer o trabalho, mas os recursos financeiros são imprescindíveis para manutenção das atividades diárias desse projeto”.

Segundo Nascimento, o envio de um projeto pré-elaborado, formulado pelos solicitantes, facilitou a alocação da verba. “É fundamental que instituições de peso, como as que estão assinaram este termo, se unam para contribuir, cada uma com a sua experiência, com um projeto tão importante.”

*Da redação, com Aiba

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta