TO: Empresários do Jalapão buscam apoio para expandir turismo sustentável

A expansão do turismo sustentável no Jalapão, no Tocantins, depende de infraestrutura, segundo os empresários da região. Para reivindicar do poder público medidas para superar os gargalos, principalmente a falta de estradas em boas condições, a Associação Comercial e Industrial do Jalapão (Acirja) articulou uma parceria com a Assembleia Legislativo do estado e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
Como parte desse movimento, o presidente da Acirja, Armando Castro, e diretores da associação tiveram audiência nesta terça-feira 3 com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, quando apresentaram as demandas dos empreendedores da região do Jalapão – uma das principais atrações turísticas do país.
Segundo o secretário-geral da Acirja, Ricardo Alexandre Aquino, o principal objetivo do movimento é fomentar e integrar os 11 municípios que compõem o consórcio administrativo intermunicipal do Jalapão, a fim de criar condições de desenvolver o turismo de forma sustentável.
Para tanto, acrescentou o presidente Armando Castro, a Acirja considera fundamental somar esforços com Executivo e o Legislativo tocantinense para buscar medidas que fortaleçam a região.

Sair do isolamento
Armando Castro enfatiza ainda que a busca de parceiros visa a tirar a região do isolamento. “Queremos construir uma situação, com o governo e o Legislativo para solucionar os problemas da nossa região.”
O deputado Antônio Andrade garantiu apoio aos pleitos da Acirja. Eles [empresários] estão no caminho certo e contam com o apoio da Assembleia Legislativa”, disse, informando que apresentará emenda, no valor de R$ 50 mil, para apoiar as atividades da Acirja.
A região do Jalapão é formada pelos municípios de Lizarda, Novo Acordo, Rio Sono, Ponte Alta, Aparecida, Santa Tereza, Pindorama, Monte do Carmo, Mateiros, São Feliz e Lagoa do Tocantins.
Clique aqui para saber mais sobre o Jalapão.