Covid-19: Abiarroz reafirma compromisso de manter suprimento de arroz à população

abiarroz-logo 10 10 19 mc

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) divulgou nota, nesta quarta-feira 25, em que afirma está desenvolvendo todos os esforços para manter o compromisso de garantir o suprimento de arroz à população neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Também aponta a necessidade de que sejam asseguradas as condições para o setor continuar trabalhando.

Abaixo, a integra da nota da Abiarroz:  

 

A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) representa nacionalmente as indústrias e cooperativas de beneficiamento de arroz. A despeito da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a indústria do arroz vem afirmar seu compromisso perante a sociedade de envidar todos os esforços para a manutenção regular do suprimento de arroz.

A indústria orizícola está ciente da sua importância enquanto atividade essencial, nos termos do art, 3º, XII, do Decreto nº 10.282/2020, e não se furtará de atender as necessidades da população brasileira, observadas todas as cautelas demandadas pelos órgãos competentes para garantir a segurança de seus colaboradores e consumidores.

A safra brasileira de arroz começou a ser colhida em 30 de janeiro e a estimativa é de que já tenha sido colhido cerca de 35% da produção, o que deve assegurar um abastecimento normal de matéria-prima para o setor industrial. Este, por sua vez, detém capacidade de produção ociosa e está apto a responder prontamente a uma eventual demanda adicional do produto.

A apreensão do setor é quanto a fatores alheios à indústria brasileira, como restrição de oferta, disponibilidade do transporte de cargas, taxa de câmbio elevada, com reflexo na importação e exportação do cereal. Caso o poder público assegure a normalidade destes fatores, não vislumbramos nenhum entrave ao abastecimento de arroz no país.

Elton Doeler,

Presidente

Abiarroz

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta