Etanol: Intenso recuo em março limita alta no preço médio da temporada 19/20

etanol bomba 12 11 agencia brasil
Foto: Agência Brasil

O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou o ano-safra 2019/20 (de abril/19 a março/20) com média de R$ 1,8917/litro, alta de 6,1% na comparação com o anterior (2018/19), em termos reais – os Indicadores mensais foram deflacionados pelo IGP-M de março/20.

No caso do etanol anidro, a média foi de R$ 2,0745/litro, aumento de 5,1% no mesmo comparativo. Os aumentos nos preços no acumulado da safra, no entanto, acabaram sendo limitados pela forte queda observada em março, quando o hidratado se desvalorizou expressivos 14,8% e o anidro, 8,5%.

Quanto ao volume total de etanol hidratado comercializado na safra 2019/20, segundo levantamento do Cepea, seguia em curva ascendente até janeiro deste ano, superando em 7% o de igual período da safra anterior.

Neste caso, o bom desempenho das vendas de etanol hidratado nas bombas vinha dando suporte ao preço pago ao produtor até aquele período. No entanto, nos dois últimos meses da temporada (fevereiro e março/20), o volume comercializado diminuiu com tanta força que fez com que, no acumulado da safra, houvesse diminuição de 3,7%, comparativamente ao ano safra anterior, segundo levantamento do Cepea.

No segmento varejista, a relação média entre o biocombustível e a gasolina C ficou abaixo dos 70% em praticamente todo o período (abril/19 a março/20), com média de 66,3%, contra 63,6% na temporada anterior, conforme dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta