Embrapa: Cartilha orienta avicultor a produzir ovos de qualidade

Arte: Luciana Fernandes/Embrapa

Os criadores de galinhas caipiras têm, a partir de agora, mais uma alternativa para tirar as dúvidas sobre como produzir ovos de qualidade. A Embrapa Meio-Norte acaba de publicar a cartilha “Ovos limpos nos galinheiros caipiras”.

A publicação está disponível na página da Embrapa na internet e tem como objetivo estimular os pequenos produtores na melhoria do sistema de produção dos ovos caipiras, considerando ser esse um processo contínuo e gradativo para a produção de um alimento seguro e saudável ao consumidor, com boa geração de renda para o produtor.

A pesquisadora Teresa Viola, uma das autoras da cartilha, explica que a manutenção da condição natural de limpeza dos ovos desde o momento da postura até a comercialização é um desafio para produtores e técnicos, uma indicação simples e robusta de qualidade. “Fezes, penas, terra e outras sujeiras aderidas à casca do ovo indicam descuido ou alguma falha no sistema de produção. Essas sujidades podem-se transformar em uma preocupante fonte de microrganismos que contaminam o interior do ovo e o ambiente externo”, esclarece.

Para produzir ovos seguros, é necessário que o criador adote uma série de medidas preventivas que se iniciam na criação das aves, mantendo-as saudáveis, bem-nutridas e em ambiente adequado ao bem-estar animal.

De acordo com a publicação, a maneira mais eficaz de prevenir doenças relacionadas com ovos é saber como comprar, armazenar, manusear e, especialmente, preparar os ovos ou os alimentos que os contêm.

A cartilha apresenta informações relacionadas aos cuidados com o galinheiro, o uso de comedouros com alimentação de qualidade, bebedouros com água fresca e potável e cuidados com a higiene e saúde das aves.

A publicação tem como autores a pesquisadora Teresa Viola e os analistas Robério Sobreira e Anísio Lima, da Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI); o pesquisador Eduardo Miranda Walter, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ) e a pesquisadora Sabrina Castilho Duarte, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC).

Clique aqui para acessar a cartilha.

Da Embrapa Meio-Norte

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta