MT: Campanha orienta produtor a evitar riscos de incêndio durante colheita do milho

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) iniciou a Campanha de Prevenção a Incêndios em Áreas Rurais. A conscientização ocorre todos os anos em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), com a realização de cursos, aulas práticas e palestras. No entanto, os trabalhos presenciais ainda não têm data prevista por causa do momento atípico de pandemia. Neste ano, as ações serão desenvolvidas por meio de vídeos informativos, cartilhas, cartazes e publicações com dicas de cuidados nas redes sociais.

Vice-presidente Sul e coordenador da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja-MT, Fernando Ferri destaca a importância das as ações preventivas para evitar acidentes com fogo durante o período de colheita do milho. “O produtor deve estar atento e com uma equipe e máquinas preparadas. Temos uma grande preocupação para que não haja incêndios involuntários e que posteriormente venham multas e outros prejuízos. Por isso, a Aprosoja realiza a campanha todos os anos. Neste ano, em função da pandemia, vamos reforçar o treinamento por meio virtual.”

Entre as informações contidas na Cartilha de Prevenção e Combate a Incêndio estão as orientações sobre o que fazer antes do início da colheita e recomendações para uma colheita segura. Entre elas, manter aceiros limpos nos limites da propriedade, no entorno da vegetação de reserva legal e área de preservação permanente e em locais que ofereçam riscos de incêndios florestais. Também é necessário verificar as condições seguras (meteorológica, pessoal e material) para o período estabelecido de colheita. Deve-se evitar, ainda, o superaquecimento da máquina colhedora e ações que produzam calor excessivo (fagulhas, centelhas, chamas etc).

Conforme a equipe técnica da Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja, é indispensável adotar ações de prevenção e seguir todas as orientações. O produtor também deve estar atento às legislações que regulam possíveis responsabilizações administrativas, cíveis e penais, em caso de incêndios involuntários.

A campanha prevê a disponibilização de vídeos sobre prevenção e combate a incêndios rurais e também a distribuição de cartilhas digitais e folders para os 25 núcleos da Aprosoja.

Todo material estará disponível também no site da entidade aprosoja.com.br e nas redes sociais oficiais da entidade.

O governo do estado adiantou o início do período de proibição de queimadas na zona rural de Mato Grosso para o dia 1º de julho, devendo se estender até 30 de setembro, data que pode ser prorrogada por meio de decreto.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta