Demanda por óleo de soja volta a crescer no Brasil

Foto: Embrapa

A demanda por óleo de soja voltou a crescer, especialmente para a produção de biodiesel, de acordo com pesquisas do Cepea. Nos últimos meses, indústrias de biodiesel vinham enfrentando dificuldades nas vendas, cenário que limitou o consumo de óleo de soja. Agora, muitas unidades estão com estoques baixos e, portanto, ativas nas compras do derivado. Indústrias processadores, no entanto, tem estoque reduzido de óleo, devido a dificuldades na aquisição da soja em grão. Esse cenário impulsionou os preços internos e o prêmio de exportação do derivado, que estão em patamares recorde.

Quanto ao farelo de soja, uma parcela de compradores consultados pelo Cepea está abastecida para o consumo de 15 dias, aproximadamente, sem necessidade, portanto, de aquisição no curto prazo. Ainda assim, os preços reagiram em algumas regiões, diante da retração das indústrias em comercializar grandes volumes.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta