Produtor paranaense é campeão brasileiro de produtividade de soja 2019/2020

Laércio Dalla Vecchi, campeão de produtividade do Desafio Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) – Foto: Coamo/Divulgação

“É preciso fazer o básico bem feito.” Com esta receita simples, o agricultor Laércio Dalla Vecchia, cooperado da Coamo em Mangueirinha, no sudoeste do Paraná, conseguiu se tornar campeão brasileiro do Desafio Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil) de máxima produtividade de soja da safra 2019/2020.

Dalla Vechia colheu 118,8 sacas de soja por hectare em uma área de sequeiro. O anúncio do vencedor da competição foi feito nesta terça-feira 14. Anteriormente, ele havia conquistado a melhor produtividade estadual e também da Região Sul.

“É muito bom ser campeão. Atribuo isso a alguns fatores, como o trabalho feito com sustentabilidade e com a assistência técnica comprometida dos profissionais da Coamo, Emater e Embrapa, mas principalmente ao monitoramento”, diz o agricultor.

O engenheiro agrônomo da Coamo José Ricardo Pedron Romani, atual assessor de cooperativismo da cooperativa, que prestou assistência a Dalla Vechia nas últimas seis safras, destaca o trabalho do produtor campeão:

“O Laércio é um produtor diferenciado. Faz tudo muito bem feito. Cuida muito bem do solo, faz rotação de culturas e adota boas práticas agrícolas com um monitoramento de qualidade.”

O produtor é filho de uma família tradicional em Mangueirinha e associado da Coamo há 20 anos. “O cooperativismo que a gente tem na Coamo, com união, parceria e muito trabalho, é fundamental para o nosso sucesso”, assinala Dalla Vecchia, que fez parte de uma das turmas do Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta