Cooperativa quer mudar a realidade de famílias do RN

hortas ocb rn 2
Foto: Divulgação/OCN/RN

O Dia de Cooperar (Dia C) foi celebrado em 30 de junho, mas as atitudes simples que movem o mundo e transformam a realidade, a partir da força da cooperação, não param de beneficiar milhares de brasileiros em todos os cantos do país. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a Cooperativa dos Produtores Rurais de Monte Alegre (Coopalegre) se comprometeu a tornar mais verde, saudável e rica a alimentação e a vida de 15 famílias de uma comunidade carente do município de Monte Alegre, localizado a 41 km da capital, Natal.

A ideia é reunir 35 voluntários para tirar do papel o projeto de construção de hortas sustentáveis para produzir hortaliças orgânicas em pequenos espaços como quintais e demais áreas verdes nas residências dos moradores. A cooperativa pretende beneficiar 225 pessoas diretamente, e outras 600 de maneira indireta.

Como vai funcionar

Segundo o presidente da Coopalegre, José Medeiros do Nascimento, o objetivo principal do projeto é proporcionar uma melhor alimentação às famílias e, posteriormente, um incremento na renda delas, já que as hortas deverão produzir muito mais do que a quantidade necessária à subsistência dos envolvidos.

“As hortas serão visitadas semanalmente e as famílias beneficiadas ficarão responsáveis pelas atividades de coleta e fornecimento dos produtos. Os insumos básicos (como sementes, adubos e implementos agrícolas) a serem utilizados, serão doados por parceiros da cooperativa: Prefeitura Municipal, Paróquia Nossa Senhora da Penha e Grupo de Escoteiros Mirins”, explicou a liderança cooperativista.

Desenvolvimento sustentável

O Dia de Cooperar é um movimento que estimula as cooperativas do país a praticarem iniciativas de responsabilidade social, voluntárias, contínuas e com grande potencial de transformação. Essas iniciativas devem estar alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, com a intenção de erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.

As hortas orgânicas da Coopalegre, por exemplo, estão vinculadas diretamente a, pelo menos, dois desses Objetivos: o número 2 (acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável) e o número 3 (assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades).

Do Sistema OCB/RN

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: