Mapa e IICA oferecem curso online gratuito sobre transporte de bovinos

Foto: Gov. TO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), estão oferecendo gratuitamente o curso online sobre o tema transporte legal de bovinos. O curso já está disponível neste link e as pessoas podem estudar no próprio ritmo.

O conteúdo trata desde o comportamento e os cuidados com os animais, a aptidão dos animais para o transporte, cuidados com os veículos, planejamento da viagem até planos de contingência para situações adversas. Os interessados que completarem o curso com 80% de acertos receberão certificado.

O curso é destinado a todos os profissionais da bovinocultura leiteira e de corte, como cuidadores, condutores de veículos transportadores, produtores rurais, agroindústrias, técnicos de extensão rural, veterinários, zootecnistas e estudantes. Para a elaboração do material do curso o Ministério e o IICA firmaram projeto de cooperação técnica em 2015 e foi concluído ano passado.

Segundo a médica veterinária e auditora fiscal federal agropecuária Lizie Buss, o transporte é uma etapa muito sensível da cadeia produtiva da bovinocultura, porque pode gerar muitos prejuízos aos animais e perdas econômicas, caso as boas práticas não sejam adotadas. “Além disso, é uma parte que está exposta aos consumidores, que circulam pelas estradas e podem ver as condições dos animais e como são transportados”.

Pesquisas mostram que pelo menos 70% dos bovinos enviados para o abate têm um hematoma grave, que gera perda de 500 g de carne. No Brasil são abatidos 42 milhões de bovinos por ano, dos quais cerca de 29,4 milhões de animais com hematoma, que geram 14,7 milhões de kg de carne perdidos.  Se for considerado preço da carne a R$ 10 o quilo, o prejuízo anual é de R$ 140,7 milhões.

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta